Twitter
Nuar Semi jóias
Velinni
:: Busca:
:: Busca Avançada
Guia Bibliográfico Odontológico
Base de dados
21 usuários on-line neste momento.
Login  
:: ÍNDICE
Veja o índice completo
- Art. Leitura Dinâmica
- Bioengenharia
- Biossegurança
- Cirurgia T.B.M.F.
- Códigos e Manuais
- Dentística
- Diversos
- Endodontia
- Ensino Odontológico
- Ergonomia
- Estomatologia
- Evidence Based
- Geral
- Implantologia
- Materiais Dentários
- Oclusão ATM
- Odonto Legal e Ética
- Odonto Preventiva
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Pacientes Especiais
- Periodontia
- Prótese Buco-Maxilo
- Prótese Fixa
- Prótese Removível
- Prótese Total
- Radiologia
- Saúde do C.D.
- SOS Artigos Cortesia
Radiologia / Fotografia / Imaginologia
Digitalrad
FACILITE SUA PESQUISA: listar apenas DTCs sobre:
A - Trabalho ou Artigo Clínico, de Divulgação, Revisão de Literatura
B - Relato de Caso(s) e Técnica(s), Nota(s) Prévia(s)
C - Investigação Científica, Trabalho(s) de Pesquisa(s), Artigo Original
Geral
Total de Documentos Técnico-Científicos Encontrados: 787
 
:: C - Investigação Científica, Trabalho(s) de Pesquisa(s), Artigo Original

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE KERMA NO AR EM APLICAÇÕES DE RADIOPROTEÇÃO EM ÁREAS DE INTERNAÇÃO DE PACIENTES: PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO SIMPLES PARA AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL
HOFF, G. et al.
Objetivou-se apresentar uma ferramenta de análise de dados que pode ser utilizada para proteção de pacientes e trabalhadores em áreas de uso de equipamentos móveis. Foi desenvolvida uma ferramenta, em planilha ativa Excel®, que utiliza medidas de exposição para gerar um banco de dados de fatores de forma e calcular o kerma no ar ao entorno de um leito.
PALAVRAS CHAVE: Radiologia; Proteção radiológica; Ferramenta computacional.
( 11 páginas 18 ref. 10 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2012
Cod. B62 . 45 . 2 - 4 2012 - 1 F Inv.Cient.

MELHORIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA MEDIANTE UM CICLO DE AVALIAÇÃO INTERNA DA QUALIDADE
FIGUEIREDO, F. M. et al.
Objetivou-se determinar o nível de qualidade da proteção radiológica para os pacientes durante a realização de exames radiológicos e avaliar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. Realizou-se um ciclo de melhoria em um serviço de radiologia da Administração Geral de Saúde do Algarve, Portugal.
PALAVRAS CHAVE: Proteção radiológica; Melhoria da qualidade; Avaliação institucional; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde.
( 6 páginas 15 ref. 3 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2012
Cod. B62 . 45 . 2 - 4 2012 - 2 C Inv.Cient.

TOMOGRAFIA COMPUTORIZADA DE FEIXE CÓNICO E A SUA APLICAÇÃO EM MEDICINA DENTÁRIA
CORREIA, F. et al.
A presente revisão bibliográfica teve como objetivo saber qual o estado da arte da tomografia computorizada de feixe cónico (TCFC) e as suas diversas aplicações em Medicina Dentária. Esta tecnologia de diagnóstico de imagens a 3 dimensões, desenvolvida, especificamente, para cabeça e pescoço, aumentou de popularidade nos últimos anos.
PALAVRAS CHAVE: Tomografia computorizada de feixe cónico; Sistemas de informações radiológicas; Aplicações informáticas em Medicina; Práticas padrões em Medicina Dentária.
( 6 páginas 48 ref. 0 f.) Rev. Port. Estomatologia - Ano: 2012
Cod. A16 . 53 . 1 - 3 2012 - 10 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS USUÁRIOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFJF QUANTO ÀS MEDIDAS DE RADIOPROTEÇÃO
GOMES, C. K. et al.
Avaliou-se o conhecimento dos usuários da Faculdade de Odontologia da UFJF em relação às medidas de radioproteção que devem ser adotadas durante a obtenção de radiografias. Cem pacientes responderam a um questionário sobre a experiência como usuários de serviços de Radiologia bem como sobre o conhecimento em relação às medidas de radioproteção.
PALAVRAS CHAVE: Radiação X; Radioproteção; Radiografia odontológica.
( 5 páginas 12 ref. 13 f.) Odont. Clínico-científica / CROPE - Ano: 2012
Cod. E40 . 11 . 1 - 3 2012 - 4 C Inv.Cient.

A COMPARATIVE EVALUATION OF THE EFFICACY OF MANUAL, MAGNETOSTRICTIVE AND PIEZOELECTRIC ULTRASONIC INSTRUMENTS: AN IN VITRO PROFILOMETRIC AND SEM STUDY
SINGH, S. et al.
The debridement of diseased root surface is usually performed by mechanical scaling and root planing using manual and power driven instruments. Many new designs in ultrasonic powered scaling tips have been developed. However, their effectiveness as compared to manual curettes has always been debatable. Thus, the objective of this in vitro study was to comparatively evaluate the efficacy of manual, magnetostrictive and piezoelectric ultrasonic instrumentation on periodontally involved extracted teeth using profilometer and scanning electron microscope (SEM).
PALAVRAS CHAVE: Magnetostrictive ultrasonic scaling instrument; Piezoelectric ultrasonic scaling instrument; Hand curette; Profilometer; Scanning electron microscopy.
( 6 páginas 21 ref. 11 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 20 . 1 - 2 2012 - 4 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DIGITAL DA DENSIDADE BASE VELAMENTO E CONTRASTE OBTIDOS DE FILMES RADIOGRÁFICOS PERIAPICAIS PROCESSADOS EM DIFERENTES CÂMARAS ESCURAS PORTÁTEIS
TAKESHITA, W. M. et al.
O objetivo deste artigo foi verificar a qualidade de três câmaras escuras e de três filmes radiográficos disponíveis comercialmente, analisando digitalmente a densidade base e velamento (DBV) e o contraste. Foram utilizados 72 filmes radiográficos periapicais, marcas Agfa®, Dentix® e Kodak®, divididos em quatro grupos submetidos a diferentes dispositivos de processamento.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Controle de qualidade; Radiografia digital.
( 5 páginas 19 ref. 8 f.) Rev. Bras. Odont. - Ano: 2011
Cod. A02 . 68 . 2 - 12 2011 - 13 C Inv.Cient.

REPERCUSSÕES DA RADIOTERAPIA NA REGIÃO OROFACIAL E SEU TRATAMENTO
ROLIM, A. E. H. et al.
A radioterapia em região de cabeça e pescoço provoca inúmeras sequelas ao paciente irradiado, afetando o sistema estomatognático e com repercussões sistêmicas importantes. As sequelas da radiação ionizante podem ser extensas e, algumas vezes, permanentes, em especial nas glândulas salivares e no tecido ósseo.
PALAVRAS CHAVE: Tumores de cabeça e pescoço; Radioterapia; Efeitos agudos; Efeitos tardios.
( 8 páginas 41 ref. 0 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2011
Cod. B62 . 44 . 6 - 12 2011 - 2 D Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE EXTENSÕES ANTERIORES DOS SEIOS MAXILARES POR MEIO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO
CAETANO, R. M. et al.
O terço médio da face comporta os seios paranasais, e entre eles os seios maxilares são os maiores. Eles estão presentes ao nascimento, crescem até a puberdade até que todos os dentes permanentes tenham irrompido, por processo fisiológico conhecido como pneumatização. Podem apresentar extensões para o rebordo alveolar, região anterior, tuberosidade da maxila, palato, osso zigomático e região orbitária. A formação de septos ósseos, transversais, sagitais e oblíquos, dentro do seio é frequentemente notada.
PALAVRAS CHAVE: Seio maxilar; Tomografia computadorizada por feixe cônico; Extensão anterior.
( 7 páginas 14 ref. 5 f.) Cadernos UniFOA - Ano: 2011
Cod. F16 . 6 . 17 - 12 2011 - 3 D Inv.Cient.

PRECISÃO DE MÉTODOS RADIOGRÁFICOS DIGITAIS PARA ODONTOMETRIA
ROSA, P. C. F. et al.
O objetivo deste estudo foi analisar a confiabilidade da odontometria realizada por diferentes métodos radiográficos digitais comparados à radiografia convencional. Para radiografia digital, foram utilizados os aparelhos RVG Trophy 2000 (Trophy Radiologie,V incennes- França) e DSX600 (OWANDY Dental Imaging Systems & Software), analisados pelo software Quickvision (Mitutoyo, USA).
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária digital; Odontometria; Endodontia.
( 5 páginas 15 ref. 4 f.) Ciênc. Odont. Bras. / UNESP SJC - Ano: 2011
Cod. C31 . 14 . 1-2 - 12 2011 - 4 C Inv.Cient.

PREVALÊNCIA DE CALCIFICAÇÕES EM TECIDO MOLE NA REGIÃO MANDIBULAR AVALIADAS POR DOIS SISTEMAS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA POR FEIXE CÔNICO
NUNES, L. F. S. et al.
Objetivou-se determinar a prevalência de calcificações em tecido mole na região mandibular por meio de análise de imagens axiais provenientes de dois sistemas de tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC), NewTom 3G® e Classic i-Cat®. Foram avaliadas 246 imagens da região mandibular. Destas, 163 foram adquiridas no aparelho NewTom 3G® e 83 no aparelho Classic i-Cat®. A análise estatística foi baseada no teste exato de Fisher e no teste Qui-quadrado para comparação das proporções.
PALAVRAS CHAVE: Calcificação em tecido mole; Tomografia computadorizada por feixe cônico; Imagens hiperdensas; Mandíbula.
( 7 páginas 25 ref. 6 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E03 . 26 . 4 - 12 2011 - 3 D Inv.Cient.

COMPARAÇÃO DAS IMAGENS RADIOGRÁFICAS DIGITAIS E CONVENCIONAIS EM REABSORÇÕES ÓSSEAS PERIODONTAIS
BRAGA, E. F. A. et al.
Objetivou-se analisar os defeitos ósseos periodontais, pela comparação das imagens digitais (utilizando as ferramentas do Digora® fmx 2.5) com as convencionais na angulação de -10, 0 e +10º, pela análise de três observadores.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia; Diagnóstico por imagem; Periodontia.
( 7 páginas 30 ref. 11 f.) Pesq. Bras. Odontopediatria Clín. Integrada - Ano: 2011
Cod. B31 . 11 . 4 - 12 2011 - 19 D Inv.Cient.

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DO LUMIRACOXIBE COMO TRATAMENTO COADJUVANTE NA PERIODONTITE INDUZIDA EM RATOS
GARCIA, V. G. et al.
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do Lumiracoxibe como tratamento coadjuvante na periodontite induzida em ratos. A doença periodontal foi induzida no primeiro molar inferior de sessenta ratos. Após 7 dias, a ligadura foi removida e todos os animais foram submetidos à raspagem e alisamento radicular (RAR), juntamente com irrigação local de solução salina e foram divididos em 2 grupos: RAR (n = 30) - receberam injeções subcutâneas de 1 mg / kg de peso corporal / dia de solução salina por três dias e, RAR + L (n = 30) - receberam injeções subcutâneas de 1 mg / kg de peso corporal / dia de Lumiracoxibe por três dias. Dez animais de cada grupo foram sacrificados aos 7, 15 e 30 dias.
PALAVRAS CHAVE: Perda óssea alveolar; Periodontite/terapia; Ações farmacológicas.
( 5 páginas 30 ref. 7 f.) Rev. ABO Nacional - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. A06 . 19 . 5 - 11 2011 - 4 C Inv.Cient.

RADIOLOGICAL AND HISTOPATHOLOGICAL EVALUATION OF EXPERIMENTALLY-INDUCED PERIAPICAL LESION IN RATS
TEIXEIRA, R. C. et al.
This study evaluated experimentally-induced periapical bone loss sites using digital radiographic and histopathologic parameters. Twentyseven Wistar rats were submitted to coronal opening of their mandibular right first molars.
PALAVRAS CHAVE: Radiology; Periapical diseases; Histology; Rats.
( 5 páginas 30 ref. 14 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 19 . 5 - 10 2011 - 1 C Inv.Cient.

EFEITO DA RADIAÇÃO IONIZANTE SOBRE O PALADAR EM PACIENTES SUBMETIDOS A RADIOTERAPIA PARA A REGIÃO DA CABEÇA E PESCOÇO
SILVA, A. I. V. et al.
Objetivou-se avaliar os efeitos da radiação ionizante sobre o paladar, em pacientes que foram submetidos a radioterapia na região de cabeça e pescoço. Foram selecionados 20 pacientes que possuíam diagnóstico de tumor na região de cabeça e pescoço, que iniciaram tratamento no Setor de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, MG, Brasil.
PALAVRAS CHAVE: Radiação ionizante; Radiobiologia; Ageusia.
( 4 páginas 16 ref. 3 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2011
Cod. B62 . 44 . 5 - 10 2011 - 1 B Inv.Cient.

SITUAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE EFLUENTES DE PROCESSAMENTO RADIOGRÁFICO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
GRIGOLETTO, J. C. et al.
O objetivo deste estudo foi identificar a situação do gerenciamento de efluentes radiográficos em serviços de diagnóstico por imagem, em relação ao manuseio, acondicionamento, armazenamento, tratamento e descarte desses efluentes. Tratou-se de estudo descritivo e exploratório, realizado por meio de entrevistas baseadas em roteiro com perguntas semiestruturadas, realizadas no período de fevereiro a maio de 2009.
PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento; Efluentes; Radiográfico.
( 7 páginas 21 ref. 4 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2011
Cod. B62 . 44 . 5 - 10 2011 - 2 D Inv.Cient.

DIAGNÓSTICO RADIOGRÁFICO DE COROAS PROTÉTICAS
GUSMÃO, E. S. et al.
O objetivo do presente estudo foi o de avaliar a presença e a ausência de falhas por meio de imagens radiográficas em coroas protéticas unitárias, em relação ao contorno proximal, contato proximal, excesso e falta de material, adaptação marginal e quanto ao término do preparo com a crista óssea alveolar.
PALAVRAS CHAVE: Diagnóstico; Radiografia; Prótese Dentária.
( 4 páginas 21 ref. 7 f.) Odont. Clínico-científica / CROPE - Ano: 2011
Cod. E40 . 10 . 3 - 9 2011 - 11 B Inv.Cient.

ANÁLISE DE LAUDOS RADIOMÉTRICOS EM RADIOLOGIA DONTOLÓGICA
SILVA, M. O. et al.
Avaliar as informações radiológicas disponíveis em laudos radiométricos em Radiologia Odontológica emitidos pelos diversos prestadores de serviço em radioproteção na cidade de Limeira, São Paulo. Para prestadores de serviço em radioproteção, foram selecionados aleatoriamente vinte laudos radiométricos realizados entre o período de 2002 e 2008. Foram avaliadas as informações sobre controle de qualidade, levantamento radiométrico, radiação de fuga e informações complementares.
PALAVRAS CHAVE: Controle de qualidade; Odontologia; Radiologia; Vigilância sanitária de serviços de saúde.
( 8 páginas 12 ref. 6 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2011
Cod. A05 . 59 . 3 - 9 2011 - 10 D Inv.Cient.

ISOLAMENTO DE FUNGOS DE EQUIPAMENTOS RADIOGRÁFICOS ODONTOLÓGICOS
SANTOS, K. O. et al.
Objetivou-se isolar os fungos dos equipamentos radiográficos dos consultórios odontológicos de Teresina, Piauí, Brasil. Foram analisados oito aparelhos de Raios X intrabucal e dois aparelhos de Raios X extrabucal. As coletas foram realizadas nas superfícies dos equipamentos, após procedimentos rotineiros de atendimento a pacientes nos consultórios, por meio de swabs esterilizados, embebidos em salina e friccionados sobre a superfície de cada aparelho.
PALAVRAS CHAVE: Contaminação; Equipamentos odontológicos; Exposição a agentes biológicos; Fungos; Raios X.
( 6 páginas 26 ref. 3 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2011
Cod. A05 . 59 . 3 - 9 2011 - 19 C Inv.Cient.

COMPARISON BETWEEN CONE-BEAM AND MULTISLICE COMPUTED TOMOGRAPHY FOR IDENTIFICATION OF SIMULATED BONE LESIONS
GAIA, B. F. et al.
There are many studies that compare the accuracy of multislice (MSCT) and cone beam (CBCT) computed tomography for evaluations in the maxillofacial region. However, further studies comparing both acquisition techniques for the evaluation of simulated mandibular bone lesions are needed.
PALAVRAS CHAVE: Cone-Beam Computed Tomography; Tomography; Spiral Computed; Mandible.
( 7 páginas 25 ref. 12 f.) Pesq. Odont. Brasileira / USP - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C24 . 25 . 4 - 8 2011 - 10 D Inv.Cient.

DIGITALIZAÇÃO DE FILMES RADIOGRÁFICOS COM COSTURA DE IMAGENS
VELA, J. G. et al.
Objetivou-se propor um método reprodutível, de fácil utilização e de baixo custo para a digitalização de filmes radiográficos de todos os tamanhos padrões, concentrando nossos esforços em filmes radiográficos de tórax. O objetivo de baixo custo ditou o uso de um escâner A4 com adaptador de transparência, bem como um software de costura de imagens otimizado, que tira proveito da geometria do escâner e área de captura constante, bem como o conhecimento das dimensões dos filmes radiográficos padrões.
PALAVRAS CHAVE: Radiologia digital; Telerradiologia; Costura de imagens.
( 5 páginas 18 ref. 7 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2011
Cod. B62 . 44 . 4 - 8 2011 - 1 C Inv.Cient.

IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DA ANATOMIA RADIOGRÁFICA DENTOMAXILAR NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES CIRÚRGICAS
SALGUEIRO, D. G. et al.
A prevenção das complicações cirúrgicas odontológicas na maxila depende de fatores que envolvem a habilidade do cirurgião, o conhecimento da anatomia e fisiologia dos tecidos, planejamento correto, anamnese e exame físico, técnicas radiográficas específicas, qualidade das imagens e da capacidade de interpretá-las.
PALAVRAS CHAVE: Anatomia; Radiografia dentária; Cirurgia bucal.
( 6 páginas 26 ref. 10 f.) Innovations Implant Journal - Ano: 2011
Cod. B58 . 6 . 2 - 8 2011 - 5 C Inv.Cient.

ESTUDO COMPARATIVO DA DENSIDADE ÓPTICA ÓSSEA OBTIDA EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS E DA DENSITOMETRIA ÓSSEA EM MULHERES HISTERECTOMIZADAS E NÃO HISTERECTOMIZADAS
CANALI, G. D. et al.
O objetivo deste estudo foi verificar a densidade óssea radiográfica da mandíbula, avaliada em intensidade de pixels, de mulheres de quarenta a sessenta anos de idade, histerectomizadas e não histerectomizadas. A amostra foi constituída de 67 mulheres, 29 histerectomizadas e 38 não histerectomizadas. Todas foram encaminhadas para a realização do exame de densitometria e para a realização da radiografia panorâmica.
PALAVRAS CHAVE: Osteoporose pós-menopausa; Radiografia panorâmica; Diagnóstico por imagem; Densitometria óssea.
( 5 páginas 12 ref. 2 f.) Rev. Fac. Odont. Univ. Passo Fundo - Ano: 2011
Cod. E08 . 16 . 2 - 8 2011 - 6 C Inv.Cient.

VISIBILITY OF THE MANDIBULAR CANAL ON CBCT CROSS-SECTIONAL IMAGES
SANTOS, C. O. et al.
The aim of this study was to assess the visibility of the MC in different regions on CBCT cross-sectional images. CBCT cross-sectional images of 58 patients (116 hemi-mandibles) were analyzed, and the visibility of the MC in different regions was assessed.
PALAVRAS CHAVE: Mandible; Mandibular nerve; Cone-beam computed tomography.
( 4 páginas 19 ref. 5 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 19 . 3 - 6 2011 - 10 B Inv.Cient.

DIAGNÓSTICO PRECOCE DE ATEROMAS POR MEIO DE EXAMES RADIOGRÁFICOS ROTINEIROS EM ODONTOLOGIA: CONSIDERAÇÕES ATUAIS
BARROS, R. Q. A. et al.
O acidente vascular cerebral (AVC) tem-se destacado como uma síndrome frequente nas sociedades ocidentais, onde 50% das mortes entre idosos estão associadas a esta condição. A presença de ateromas carotídeos contribui para seus altos índices de prevalência, e o seu diagnóstico precoce pode contribuir significativamente para a redução dos AVCs. A rotina odontológica atual necessita, cada vez mais, de exames de imagem, tais como radiografias panorâmicas e exames tomográficos de face, que podem mostrar, mesmo não intencionalmente, a presença de ateromas carotídeos.
PALAVRAS CHAVE: Acidente cerebral vascular; Radiografia panorâmica; Radiografia dentária; Doenças arteriais carótidas; Radiografia.
( 3 páginas 19 ref. 0 f.) Odont. Clínico-científica / CROPE - Ano: 2011
Cod. E40 . 10 . 2 - 6 2011 - 4 B Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS RADIOGRÁFICOS CONVENCIONAL E DIGITAL NO DIAGNÓSTICO DA ADAPTAÇÃO MARGINAL DA INTERFACE PILAR-IMPLANTE
DUARTE, G. V. et al.
Para avaliar os métodos radiográficos convencional e digital na interface pilar-implante com diferentes aberturas marginais. Foram fabricados pilares personalizados. Matriz de poliéster com espessura de 50μm foram usadas como espaçadores para simular diferentes aberturas marginais.
PALAVRAS CHAVE: Implante dental; Pilar; Adaptação marginal; Radiografia digital.
( 6 páginas 18 ref. 2 f.) Internat. Journal Dentistry - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C88 . 10 . 2 - 6 2011 - 2 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DO RISCO À OSTEOPENIA/OSTEOPOROSE ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO AVALIATIVO E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ANÁLISE MORFOLÓGICA DO CÓRTEX INFERIOR DA MANDÍBULA REALIZADAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS
ANDRADE, K. M. et al.
Os autores apresentam uma proposta de questionário e conduta para referenciar pacientes com risco de osteoporose para avaliação médica. Os indivíduos responderam ao questionário avaliativo sobre osteoporose e todos eles realizaram as radiografias panorâmicas e o exame de Densitometria ósseoa pelo DXA, para análise de outros sítios do esqueleto.
PALAVRAS CHAVE: Osteoporose; Osteopenia; Questionário; CMI; DEXA; Protocolo; Radiografia panorâmica.
( 6 páginas 21 ref. 5 f.) Rev. Paul. Odont. - Ano: 2011
Cod. A03 . 33 . 2 - 6 2011 - 8 C Inv.Cient.

USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA DIAGNÓSTICO DE CANINOS INCLUSOS
MANZI, F. R. et al.
O canino é um elemento dentário de extrema importância para a harmonia oclusal, constituindo um elemento de proteção do sistema estomatognático. Apresentam depois dos terceiros molares, a maior ocorrência de impactação dentária, especialmente na região palatina.
PALAVRAS CHAVE: Canino impactado superior; Etiologia; Impactação dentária; Oclusão dentária.
( 5 páginas 18 ref. 6 f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central - Ano: 2011
Cod. B24 . 20 . 53 - 6 2011 - 5 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA POSIÇÃO E FORMA DO FORAME MENTUAL EM UMA SUBPOPULAÇÃO BRASILEIRA
GUEDES, O. A. et al.
Avaliou-se a posição e a forma do forame mentual em radiografias panorâmicas digitais em uma subpopulação Brasileira. Quinhentas e dezoito radiografias panorâmicas foram consecutivamente selecionadas de um banco de dados secundário de uma clínica radiológica privada e analisadas de acordo com a faixa etária, gênero e simetria.
PALAVRAS CHAVE: Anatomia; Forame mentual; Mandíbula; Radiografia panorâmica.
( 6 páginas 29 ref. 9 f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central - Ano: 2011
Cod. B24 . 20 . 53 - 6 2011 - 15 C Inv.Cient.

EFEITO DO ULTRASSOM E DO DEXAPANTENOL NA ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS COLÁGENAS EM LESÃO TEGUMENTAR
GUIMARÃES, G. N. et al.
Objetivou-se analisar o efeito do ultrassom (US), do dexapantenol (d-P) e da associação dos tratamentos (US+d-P) na organização de fibras colágenas na lesão tegumentar em ratos por meio da análise da birrefringência. Foram utilizados 50 ratos Wistar, anestesiados com Thionembutal Sódico (50mg/Kg), dos quais foi retirado 1cm2 de pele da região dorsal, divididos em cinco grupos: controle (C), gel (G), US (3 MHz, 0,1 W/cm2, 1 minuto, modo contínuo), d-P (10%) e US+d-P.
PALAVRAS CHAVE: Ultrassom; Dexapantenol; Colágeno; Fisioterapia.
( 6 páginas 31 ref. 3 f.) Rev. Bras. Fisioterapia - Ano: 2011
Cod. F08 . 15 . 3 - 6 2011 - 1 C Inv.Cient.

UTILIZAÇÃO DE VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PARA REDUÇÃO DE DOSE ABSORVIDA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
SOARES, F. A. P. et al.
Objetivou-se avaliar a relação entre o uso de vestimenta de proteção radiológica e a diminuição da dose absorvida de radiação ionizante, reforçando a eficácia do seu uso tanto para pacientes quanto para indivíduos ocupacionalmente expostos. O estudo foi desenvolvido utilizando-se o método de revisão integrativa de literatura, e teve como materiais: 21 artigos, 2 livros, 1 tese, 1 trabalho de conclusão de curso, 1 programa de computador, 4 pesquisas em base de dados (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e 2 diretrizes de proteção radiológica.
PALAVRAS CHAVE: Proteção radiológica; Dose em tomografia computadorizada; Redução de dose; Vestimenta de proteção radiológica.
( 7 páginas 35 ref. 3 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2011
Cod. B62 . 44 . 2 - 4 2011 - 1 D Inv.Cient.

ESTUDO DE CASO DE OFERTA INDUZINDO A DEMANDA: O CASO DA OFERTA DE EXAMES DE IMAGEM (TOMOGRAFIA AXIAL COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA) NA UNIMED-MANAUS
ANDRADE, E. O. et al.
Objetivou-se apresentar a experiência de uma operadora de plano de saúde (Unimed-Manaus) na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, com o credenciamento de serviços de imagem e a indução de demanda pela oferta dos novos serviços (Lei de Roemer).
PALAVRAS CHAVE: Recursos financeiros em saúde; Diagnóstico por imagem; Necessidades e demandas de serviços de saúde.
( 6 páginas 13 ref. 4 f.) Rev. Assoc. Médica Bras. - Ano: 2011
Cod. E68 . 57 . 2 - 4 2011 - 1 C Inv.Cient.

VALIDAÇÃO DE RADIOGRAFIA OCLUSAL COMO UM MÉTODO PARA IDENTIFICAR MULHERES COM OSTEOPOROSE
CABALLERO, T. et al.
Reconhecer as alterações na estrutura cortical vestibular da mandíbula, por meio de uma radiografia oclusal inferior, em mulheres na pós-menopausa com baixa densidade mineral óssea (DMO). A amostra consistiu de 60 mulheres na pós-menopausa, 28 com osteopenia e 32 com osteoporose.
PALAVRAS CHAVE: Osteoporose; Densidade mineral óssea; Mandíbula; Radiografia oclusal.
( 6 páginas 24 ref. 7 f.) Rev. Clín. Pesq. Odontológica - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E46 . 7 . 1 - 4 2011 - 1 C Inv.Cient.

EXATIDÃO E REPRODUTIBILIDADE DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO DOS APARELHOS DE RAIOS-X ODONTOLÓGICOS
TRAVASSOS, R. T. et al.
O Controle de qualidade radiográfica realizada por meio da verificação periódica dos parâmetros técnicos dos equipamentos de raios-X representa um dos aspectos fundamentais para uma excelente qualidade da imagem com mínima dose de exposição ao paciente. Investigar parâmetros técnicos relativos ao tempo de exposição dos aparelhos de raios-X odontológicos, instalados em Faculdades de Odontologia, consultórios públicos e privados da cidade de São Luís-MA.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia; Tempo de exposição; Controle de qualidade,
( 5 páginas 7 ref. 5 f.) Rev. Hosp. Univ. - UFMA - Ano: 2011
Cod. D91 . 12 . 1 - 4 2011 - 2 C Inv.Cient.

ESTUDO RADIOGRÁFICO COMPARATIVO DO COMPRIMENTO APARENTE DO DENTE ATRAVÉS DE DOIS MÉTODOS AVALIATIVOS
PINHEIRO, J. T. et al.
A presente pesquisa teve por finalidade a avaliação das medidas do comprimento aparente do dente, obtidas pela régua endodôntica milimetrada em comparação com as obtidas através do compasso de ponta seca, em radiografias periapicais, iniciais de tratamentos endodônticos, realizados na Clínica de Endodontia II da Universidade Federal de Pernambuco.
PALAVRAS CHAVE: Canal radicular; Compasso de ponta seca; Comprimento de trabalho; Odontometria; Régua milimetrada.
( 4 páginas 20 ref. 3 f.) Odont. Clínico-científica / CROPE - Ano: 2011
Cod. E40 . 10 . 1 - 3 2011 - 10 B Inv.Cient.

ANÁLISE COMPARATIVA IN VITRO DA TÉCNICA RADIOGRÁFICA PERIAPICAL DO PARALELISMO E TÉCNICA RADIOGRÁFICA PERIAPICAL DA BISSETRIZ
ARAÚJO, R. J. G. et al.
Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de analisar comparativamente in vitro duas técnicas radiográficas intrabucais periapicais mais usadas no dia-a-dia de clínicas odontológicas e por alunos dos cursos de Odontologia: a técnica da bissetriz e a técnica do paralelismo, no que diz respeito à sua utilização na observação de sutis alterações do periápice, a partir do momento em que suas dimensões permitem seu aparecimento na imagem radiográfica.
PALAVRAS CHAVE: Técnica do paralelismo; Técnica da bissetriz.
( 4 páginas 32 ref. 0 f.) Rev. ABO Nacional - Ano: 2011
Cod. A06 . 19 . Supl.2 - 3 2011 - 22 B Inv.Cient.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RADIOGRAFIA CONVENCIONAL E DIGITAL NA ANÁLISE CEFALOMÉTRICA
SILVA, J. M. G. et al.
Com o desenvolvimento tecnológico, são inevitáveis as comparações entre o novo e o convencional. Aqueles que trabalham com estudos radiográficos, incluindo análises cefalométricas para o diagnóstico em ortodontia, têm vivido uma fase de adaptação e aprendizado com a introdução das imagens digitais. Tornou-se, com elas, possível a obtenção de imagens mais nítidas e reprodutíveis, embora sua impressão ainda seja necessária para propósitos de ensino. Este trabalho tem por objetivo comparar radiografias convencionais e digitais impressas com finalidade de se realizar análises cefalométricas.
PALAVRAS CHAVE: Circunferência craniana; Intensificação de imagem radiográfica; Radiografia dentária/métodos.
( 4 páginas 22 ref. 3 f.) Rev. Int. Ciênc. Saúde / UNIP - SP - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C07 . 29 . 1 - 3 2011 - 1 B Inv.Cient.

QUALIDADE DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS PROCESSADAS EM CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS E EM LABORATÓRO
GUIMARÃES, C. S. et al.
Este estudo avaliou a qualidade de imagens radiográficas expostas em consultórios odontológicos e processadas nos próprios consultórios por cirurgiões-dentistas e/ou auxiliares ou em laboratório, por pesquisadores.
PALAVRAS CHAVE: Diagnóstico por imagem; Radiografia dentária; Filmes radiográficos; Qualidade de imagem.
( 4 páginas 15 ref. 1 f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central - Ano: 2011
Cod. B24 . 20 . 52 - 3 2011 - 17 B Inv.Cient.

CARACTERIZAÇÃO DA IMAGEM DO CANAL RADICULAR PREENCHIDO COM HIDRÓXIDO DE CÁLCIO NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO
ESTRELA, C. et al.
Caracterizar a imagem do canal radicular preenchido com hidróxido de cálcio na tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Vinte e sete canais radiculares foram sanificados e preparados até a lima K-File de no 50, 1 mm aquém do forame apical.
PALAVRAS CHAVE: Tomografia computadorizada de feixe cônico; Medicação intracanal; Hidróxido de cálcio; Imagens.
( 5 páginas 36 ref. 4 f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central - Ano: 2011
Cod. B24 . 20 . 52 - 3 2011 - 18 C Inv.Cient.

EFFECT OF DIGITIZATION PARAMETERS ON PERIAPICAL RADIOGRAPHIC IMAGE QUALITY WITH REGARD TO ANATOMIC LANDMARKS
GONÇALVES, A. et al.
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos parâmetros de digitalização na qualidade da imagem radiográfica digital, com relação a reparos anatômicos. Para isso, imagens radiográficas foram digitalizadas por meio de um scanner (n = 160) com resoluções de 300, 600 e 2400 dpi.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Radiografia digital; Processamento de imagem assistida por computador.
( 5 páginas 16 ref. 2 f.) Rev. Odont. UNESP / SP - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E04 . 40 . 1 - 2 2011 - 5 C Inv.Cient.

DISCREPÂNCIA ENTRE MÉTODO CONVENCIONAL DE ODONTOMETRIA COM REFERÊNCIA PADRÃO
PERES, A. V. S. et al.
Este trabalho teve como objetivo comparar a discrepância entre método convencional de odontometria com a referência padrão determinada visualmente. Foram utilizadas 57 raízes de dentes humanos extraídos, sendo 17 anteriores, 20 pré-molares e 20 molares. Os dentes selecionados apresentavam ápices completos, ausência de fraturas apicais, coroas em bom estado de conservação, ausência de tratamento endodôntico e canais acessíveis até o forame apical.
PALAVRAS CHAVE: Limite apical; Radiografia; Odontometria.
( 4 páginas 30 ref. 3 f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central - Ano: 2010
Cod. B24 . 19 . 49 - 12 2010 - 12 B Inv.Cient.

PREVALÊNCIA DO PROLONGAMENTO DO PROCESSO ESTILÓIDE E/OU CALCIFICAÇÃO DO LIGAMENTO ESTILO-HIÓIDEO EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS
GUIMARÃES, A. G. P. et al.
Objetivou-se avaliar a prevalência do prolongamento do processo estilóide e/ou calcificação do ligamento estilo-hióideo em uma amostra de 2.600 radiografias panorâmicas. As radiografias foram avaliadas por um único examinador e foram consideradas imagens compatíveis com a alteração aquelas em que o processo estilóide do osso temporal ultrapassasse em mais de 1cm (medido sobre a radiografia panorâmica) a borda mais inferior da cartilagem do lóbulo da orelha, e aquelas em que o ligamento estilo-hióideo se apresentasse radiopaco.
PALAVRAS CHAVE: Osso hióide; Prevalência; Radiografia panorâmica.
( 5 páginas 28 ref. 2 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2010
Cod. A05 . 58 . 4 - 12 2010 - 16 C Inv.Cient.

EVALUATION OF THE PANORAMIC IMAGE FORMATION IN DIFFERENT ANATOMIC POSITIONS
LADEIRA, D. B. S. et al.
O objetivo na presente pesquisa foi determinar o tamanho, forma e posição da camada de imagem por meio da avaliação da formação da imagem radiográfica em diferentes posições anatômicas. Foi construído um phantom constituído por uma placa acrílica de 14 cm² e 0,3 cm de espessura, com sua superfície contendo perfurações a cada 0,5 cm dispostas em linhas e colunas.
PALAVRAS CHAVE: Radiography; Orthopantomography; Radiographic magnification; Diagnostic imaging.
( 5 páginas 20 ref. 4 f.) Braz. Dental J. / FORP-USP - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C06 . 21 . 5 - 12 2010 - 14 C Inv.Cient.

ASSESSMENT OF SIMULATED MANDIBULAR CONDYLE BONE LESIONS BY CONE BEAM COMPUTED TOMOGRAPHY
MARQUES, A. P. et al.
There are many limitations to image acquisition, using conventional radiography, of the temporomandibular joint (TMJ) region. The Computed Tomography (CT) scan is a better option, due to its higher accuracy, for purposes of diagnosis, surgical planning and treatment of bone injuries.
PALAVRAS CHAVE: Cone-Beam Computed Tomography; Protocols; Bone Diseases; Temporomandibular Joint.
( 8 páginas 20 ref. 10 f.) Pesq. Odont. Brasileira / USP - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C24 . 24 . 4 - 12 2010 - 15 D Inv.Cient.

INFLUENCE OF THE PHOTOINITIATOR SYSTEM AND LIGHT PHOTOACTIVATION UNITS ON THE DEGREE OF CONVERSION OF DENTAL COMPOSITES
PORTO, I. C. C. M. et al.
The aim of this study was to observe the influence of two light polymerization units (LED or halogen light) on the degree of conversion (DC) of three dental composites with lighter shades and a different photoinitiator system. The top (T) and bottom (B) surfaces of 60 discs of composite resin (Filtek™ Supreme, Filtek™ Z250, Tetric™ Ceram Bleach) cured either by LED or by halogen lamp (HL) were studied using an FTRaman spectrometer.
PALAVRAS CHAVE: Composite Resins; Dental Equipment; Curing Lights; Dental.
( 7 páginas 27 ref. 6 f.) Pesq. Odont. Brasileira / USP - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C24 . 24 . 4 - 12 2010 - 16 D Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E DO ARQUIVAMENTO DE RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS NA CLÍNICA DE ENDODONTIA DA FACULDADE NOVAFAPI
LIMA, L. R. et al.
O objetivo do estudo foi o de avaliar a qualidade e o arquivamento de radiograf as periapicais finais de tratamento endodôntico realizado na Clínica Endodôntica II da Faculdade NOVAFAPI, período 2007/02 e 2008/01. Foram selecionados os prontuários da disciplina e o período correspondente, totalizando 72 prontuários e 37 radiografias finais. As radiografias foram analisadas uma a uma, em negatoscópio de luz uniforme, em ambiente escurecido, por dois examinadores, devidamente calibrados, considerando os seguintes critérios de avaliação: radiografias tecnicamente boas e radiografias insatisfatórias.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Controle de qualidade; Avaliação em saúde.
( 4 páginas 17 ref. 3 f.) Odont. Clínico-científica / CROPE - Ano: 2010
Cod. E40 . 9 . 4 - 12 2010 - 14 B Inv.Cient.

CHRONOLOGICAL TABLE OF THIRD MOLAR MINERALIZATION IN A SURVEY IN THE STATE OF ALAGOAS, BRAZIL
CARNEIRO, A. P. C. et al.
The aim of this study was to develop an age estimation table based on mineralization stages of third molars in a survey in the state of Alagoas, Brazil. Forensic dentistry has largely contributed to solve age estimation cases. Radiographic study on tooth mineralization stages has shown major importance on age estimation with forensic application. This investigation was a crosssectional study developed at the clinic of the local branch of the Brazilian Dental Association in Alagoas.
PALAVRAS CHAVE: Age determination by teeth; Molar third; Radiography; Panoramic.
( 5 páginas 19 ref. 8 f.) Braz. J. Oral Sciences / Piracicaba - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E35 . 9 . 4 - 12 2010 - 14 C Inv.Cient.

ASSOCIAÇÃO ENTRE MINERALIZAÇÃO DOS TERCEIROS MOLARES E IDADE CRONOLÓGICA EM UMA AMOSTRA BRASILEIRA
ARAÚJO, A. M. M. et al.
O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre idade cronológica e mineralização dentes terceiros molares em uma amostra brasileira de João Pessoa, PB, Brazil. De um total de 2442 radiografias panorâmicas digitalizadas obtidas num período de seis meses, em serviço privado de Radiologia Odontológica, na cidade de João Pessoa, PB, Brazil, foram selecionadas 173. Os pacientes tinham entre 5,5 a 21 anos de idade. Um avaliador calibrado fez as avaliações utilizando a classificação proposta por Demirjian. Para a análise, ajustou-se um modelo de regressão linear múltipla, considerando a idade como variável resposta. O nível de significância adotado foi de 0,05.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia panorâmica; Determinação da idade pelos dentes; Terceiros molares; Calcificação dental.
( 4 páginas 20 ref. 6 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E03 . 25 . 4 - 12 2010 - 10 B Inv.Cient.

PROJEÇÃO DA LINHA OBLÍQUA NA REGIÃO DE MOLARES INFERIORES EM RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS
BORGHETTI, R. L. et al.
Objetivou-se identificar e quantificar a frequência da projeção da linha oblíqua sobre as cristas alveolares dos molares inferiores em radiografias periapicais. Foram selecionadas 500 radiografias periapicais da região de molares inferiores e avaliada a presença ou a ausência da linha oblíqua. Quando presente, foi analisada a interferência desta estrutura sobre a imagem das cristas alveolares dos molares inferiores. Os dados obtidos, considerando a frequência da sobreposição da linha oblíqua sobre as cristas alveolares dos molares inferiores foram expressos em percentagens.
PALAVRAS CHAVE: Crista alveolar; Processo alveolar; Mandíbula.
( 5 páginas 17 ref. 7 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E03 . 25 . 4 - 12 2010 - 12 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DOS ERROS RADIOGRÁFICOS COMETIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DURANTE O TRATAMENTO ENDODÔNTICO
FERNANDES, A. M. M. et al.
O objetivo deste estudo é avaliar os erros radiográficos cometidos por alunos de graduação durante as diferentes fases do tratamento endodôntico. Foram avaliadas 260 radiografias periapicais, divididas nos seguintes grupos: radiografia inicial, radiografia para odontometria, radiografia da prova do cone principal de guta-percha, radiografia da condensação lateral e radiografia final.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Controle de qualidade; Diagnóstico.
( 7 páginas 19 ref. 3 f.) Rev. Odont. Univ. Cidade São Paulo - Ano: 2010
Cod. C67 . 22 . 3 - 12 2010 - 2 D Inv.Cient.

ATITUDES DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS EM RELAÇÃO À PROTEÇÃO RADIOLÓGICA, DE ACORDO COM A LEI BRASILEIRA
NEVES, F. S. et al.
Objetivou-se realizar uma pesquisa em consultórios odontológicos na cidade de São José do Rio Preto – SP sobre conhecimento e atitudes dos profissionais sobre proteção radiológica e comparar os dados com as recomendações da Portaria 453 do Ministério da Saúde.
PALAVRAS CHAVE: Radioproteção; Radiobiologia; Controle de qualidade.
( 5 páginas 17 ref. 1 f.) ROBRAC: Rev. Odont. Bras. Central - Ano: 2010
Cod. B24 . 19 . 51 - 12 2010 - 4 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DO PADRÃO DAS RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS REALIZADAS NO CEO DE ENDODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE CARUARU-PE
CARNEIRO, S. M. B. S. et al.
O exame clínico juntamente com o exame radiográfico constitui peças chaves no estabelecimento do diagnóstico em vários procedimentos na Odontologia. A radiografia periapical representa um tipo de exame radiográfico bastante utilizado como método auxiliar no diagnóstico, que permite ao profissional um planejamento mais seguro da execução do tratamento, proservação e documentação de um modo geral.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária/normas; Radiografia dentária/métodos; Filme para Raios X; Diagnóstico por imagem.
( 5 páginas 17 ref. 5 f.) Full Dentistry Science - Ano: 2010
Cod. B81 . 2 . 5 - 12 2010 - 7 C Inv.Cient.

RADIODENSITY EVALUATION OF DENTAL IMPRESSION MATERIALS IN COMPARISON TO TOOTH STRUCTURES
FONSECA, R. B. et al.
In the most recent decades, several developments have been made on impression materials’ composition, but there are very few radiodensity studies in the literature. It is expected that an acceptable degree of radiodensity would enable the detection of small fragments left inside gingival sulcus or root canals. The aim of this study was to determine the radiodensity of different impression materials, and to compare them to human and bovine enamel and dentin.
PALAVRAS CHAVE: Radiography; Dental impression materials; Enamel; Dentin; Human tooth; Bovine tooth.
( 10 páginas 30 ref. 15 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 18 . 5 - 10 2010 - 6 E Inv.Cient.

THE ADHESIVE SYSTEM AND ROOT CANAL REGION DO NOT INFLUENCE THE DEGREE OF CONVERSION OF DUAL RESIN CEMENT
PEREIRA, P. C. et al.
The aim of study was to evaluate the influence of two adhesive systems and the post space region on the degree of conversion of dual resin cement and its bond strength to root dentin.
PALAVRAS CHAVE: Root canal; Resin Cements; Raman spectroscopy; Adhesives.
( 5 páginas 19 ref. 5 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 18 . 5 - 10 2010 - 7 C Inv.Cient.

ACURÁCIA DE RADIOGRAFIA PERIAPICAL, RADIOGRAFIA PANORÂMICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA EXAME DA REGIÃO DO FORAME MENTUAL
BAHLIS, A. et al.
Objetivou-se determinar a acurácia de diferentes métodos radiográficos para estimação de altura óssea na região do forame mentual. Vinte hemi-mandíbulas humanas, secas, foram examinadas por radiografia periapical e panorâmica e tomografia computadorizada. Um paquímetro digital foi usado para medir os traçados obtidos das radiografias em três diferentes tempos (grupos A1, A2 e A3) e nas hemi-mandíbulas seccionadas transversalmente (grupo B).
PALAVRAS CHAVE: Tomografia computadorizada; Radiografia; Implantes dentários; Diagnóstico por imagem; Forame mentual.
( 6 páginas 24 ref. 6 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E03 . 25 . 3 - 9 2010 - 5 C Inv.Cient.

BONE MINERAL DENSITY ON CONVENTIONAL AND DIGITIZED IMAGES UNDER DIFFERENT PARAMETERS OF DIGITIZATION AND STORAGE
OLIVEIRA, M. L. et al.
To assess the bone mineral density on conventional and digitized images, comparing whether different parameters of digitization and storage change these values. Twenty radiographs were taken from five partially dentulous dry mandibles with an aluminum 7-mm stepwedge placed on the superior edge of the film. After processing, the films were digitized with a resolution of 600 and 2,400 d.p.i. and saved as TIFF and JPEG files. On every conventional and digitized image, circular regions of interest were selected for densitometry and radiographic contrast analysis.
PALAVRAS CHAVE: Bone density; Densitometry; Dental radiography; Digital dental radiography.
( 4 páginas 22 ref. 6 f.) Braz. J. Oral Sciences / Piracicaba - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E35 . 9 . 3 - 9 2010 - 13 B Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE PRESCRIÇÃO DE RADIOGRAFIAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU
SILVA, Á. L. et al.
O estudo consistiu no levantamento das requisições de radiografias feitas na clínica de radiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo no ano 2005. Foram avaliadas 735 requisições para radiografias odontológicas, com o intuito de relacionar estas solicitações com a sua real contribuição para o diagnóstico das lesões e anomalias nos maxilares.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Radiografia panorâmica; Raios X.
( 5 páginas 11 ref. 6 f.) Rev. Paul. Odont. - Ano: 2010
Cod. A03 . 32 . 3 - 9 2010 - 8 C Inv.Cient.

DIGITAL SUBTRACTION RADIOGRAPHIC ANALYSIS OF THE COMBINATION OF BIOABSORBABLE MEMBRANE AND BOVINE MORPHOGENETIC PROTEIN POOL IN HUMAN PERIODONTAL INFRABONY DEFECTS
GUIMARÃES, M. C. M. et al.
This study assessed the bone density gain and its relationship with the periodontal clinical parameters in a case series of a regenerative therapy procedure. Using a split-mouth study design, 10 pairs of infrabony defects from 15 patients were treated with a pool of bovine bone morphogenetic proteins associated with collagen membrane (test sites) or collagen membrane only (control sites).
PALAVRAS CHAVE: Alveolar bone loss; Regeneration; Radiography.
( 6 páginas 30 ref. 6 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 18 . 4 - 8 2010 - 9 C Inv.Cient.

CONSTRUCTION OF A COPPER STEPWEDGE WITH ALUMINUM EQUIVALENT MEAN GRAY VALUES
DUNDAR, N. et al.
To produce a copper (Cu) stepwedge with aluminum (Al) equivalent mean gray values (MGV). Material and Methods: The thicknesses of Cu steps that were equivalent to those of the Al were formulated using the X-ray attenuation properties of the materials. The Al and fabricated Cu stepwedges were radiographed, but the MGVs of the Cu stepwedge were mismatching to those of the Al.
PALAVRAS CHAVE: Aluminum; Copper; Radiography.
( 7 páginas 16 ref. 12 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 18 . 4 - 8 2010 - 11 D Inv.Cient.

ANATOMIA RADIOGRÁFICA MANDIBULAR E SUAS VARIAÇÕES EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS
SALVADOR, J. F. et al.
Neste estudo avaliamos a prevalência das diferentes variações anatômicas do canal mandibular e a visualização do forame mentual em radiografias panorâmicas, utilizando a classificação proposta por Nortje.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia panorâmica; Nervo mandibular; Mandíbula.
( 6 páginas 27 ref. 4 f.) Innovations Implant Journal - Ano: 2010
Cod. B58 . 5 . 2 - 8 2010 - 3 C Inv.Cient.

USO DA RADIOGRAFIA PANORÂMICA PARA AVALIAÇÃO DE PACIENTE COM RISCO DE AVC
MOURA, P. S. et al.
O presente trabalho teve o propósito de avaliar a possibilidade de observar, através de radiografias panorâmicas, calcificações presentes na artéria carótida correlacionando com calcificações visualizadas em exames de ultrassom com doppler de pacientes com risco de AVC.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia Panorâmica; Acidente Vascular Cerebral; Ateroma.
( 8 páginas 16 ref. 6 f.) Dental Science - Clínica e Pesquisa Integrada - Ano: 2010
Cod. D67 . 4 . 11 - 6 2010 - 4 D Inv.Cient.

PREVALÊNCIA DE LESÕES COMPATÍVEIS COM ODONTOMA EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS DE UMA CLÍNICA RADIOLÓGICA
BATISTA, S. S. et al.
Objetivou-se verificar a prevalência de lesões compatíveis com odontoma em radiografias panorâmicas de pacientes atendidos na Clínica Radiológica do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP), entre 2003 e 2007. Foi realizado um estudo radiográfico, retrospectivo, de 1 130 radiografias panorâmicas, sendo 1 077 convencionais e 53 digitais. Deste total, 580 eram de pacientes do gênero feminino e 550 do gênero masculino.
PALAVRAS CHAVE: Odontoma; Prevalência; Radiografia panorâmica.
( 6 páginas 30 ref. 5 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2010
Cod. A05 . 58 . 2 - 6 2010 - 20 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DE QUATRO MÉTODOS DE DIGITALIZAÇÃO DE SLIDES 35MM EM ORTODONTIA
MACHADO, A. W. et al.
Baseado nos grandes benefícios que a utilização das imagens digitais pode proporcionar a Ortodontia, o objetivo deste trabalho foi comparar métodos de digitalização de slides 35 mm. Foram selecionados quatro slides 35 mm com qualidade de imagem variada de pacientes da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
PALAVRAS CHAVE: Tecnologia odontológica; Recursos audiovisuais; Registros odontológicos.
( 7 páginas 13 ref. 17 f.) Ortho Science - Ano: 2010
Cod. C72 . 3 . 10 - 6 2010 - 3 D Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DA DISTORÇÃO POR AMPLIAÇÃO EM RADIOGRAFIAS CEFALOMÉTRICAS LATERAIS - COMPARAÇÃO ENTRE EQUIPAMENTOS
TAVANO, O. et al.
No presente trabalho foi avaliado o grau de distorção em 16 radiografias cefalométricas, compararam-se as imagens obtidas de quatro crânios esqueletizados em quatro diferentes equipamentos radiográficos, analisando estatisticamente os resultados. Nos crânios foram fixados com cera utilidade 10 fios ortodônticos, com 1 mm de diâmetro, medindo 1 cm de comprimento, dispostos no sentido vertical e horizontal no rebordo alveolar superior e inferior do lado direito, e 3 esferas medindo 3 mm de diametro dispostas na maxila (lado direito) urn pouco acima da linha de oclusão dos dentes.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia cefalométrica; Radiografia digital; distorção.
( 5 páginas 17 ref. 17 f.) Ortho Science - Ano: 2010
Cod. C72 . 3 . 10 - 6 2010 - 4 C Inv.Cient.

COMPARATIVE EVALUATION AMONG DIFFERENT MATERIALS TO REPLACE SOFT TISSUE IN ORAL RADIOLOGY STUDIES
CALDAS, M. P. et al.
The aim of this study was to establish which materials afford better simulation of soft tissues in Oral Radiology studies. The sample was composed of four materials in eleven different thicknesses to simulate the soft tissues of the face. The mean values of the relative amounts of radiographic contrast of the materials were determined and compared to a gold standard value, which was obtained from 20 patients who were referred to have periapical radiographs taken of the left mandibular molars.
PALAVRAS CHAVE: Tissues; Radiography dental; Simulate.
( 4 páginas 15 ref. 2 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 18 . 3 - 6 2010 - 11 B Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DOS ERROS RADIOGRÁFICOS COMETIDOS POR GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA EM TÉCNICAS RADIOGRÁFICAS INTRABUCAIS
QUEIROGA, M. A. S. et al.
O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar a proporção de erros radiográficos na execução das técnicas radiográficas periapicais e interproximais, cometidos pelos acadêmicos de acordo com as clínicas cursadas. Após calibração, dois examinadores avaliaram 915 radiografias intrabucais, sendo 709 periapicais e 206 interproximais, contidas em 275 prontuários pertencentes aos pacientes submetidos a tratamento odontológico nas clínicas do 4o ao 8o períodos.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Controle de qualidade; Avaliação de serviços de saúde.
( 5 páginas 8 ref. 4 f.) Arq. em Odont. / Fac. Odont. UFMG - Ano: 2010
Cod. C11 . 46 . 2 - 6 2010 - 1 C Inv.Cient.

A AVALIAÇÃO DA VARIABILIDADE DAS MEDIDAS PRODUZIDAS PELO MÉTODO RADIOGRÁFICO DIGITAL COMPARADAS AO MÉTODO RADIOGRÁFICO CONVENCIONAL
SOUZA, J. C. D. et al.
O objetivo deste estudo é a avaliação da variabilidade das medidas produzidas pelo método radiográfico digital comparadas ao método radiográfico convencional. Neste estudo foram comparadas dez (10) radiografias convencionais e dez (10) radiografias digitais de dentes uniradiculares, utilizando a técnica da bissetriz.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia convencional; Radiografia digital; Odontometria.
( 4 páginas 9 ref. 2 f.) Rev. Fluminense Odont. / UFF - Ano: 2010
Cod. E26 . 16 . 33 - 6 2010 - 1 B Inv.Cient.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SEGURANÇA E RADIOPROTECÇÃO EM IMAGIOLOGIA DENTÁRIA
REIS, A. P. et al.
A prática da medicina dentária está directamente relacionada com a obtenção de radiografias das estruturas dentárias para a realização de um diagnóstico e plano de tratamento. Portanto, é necessário que o médico-dentista tenha conhecimento dos riscos relacionados a esta exposição e seja capaz de utilizá-la de forma consciente e segura.
PALAVRAS CHAVE: Radioprotecção; Radiação ionizante; Paciente.
( 4 páginas 7 ref. 7 f.) Rev. de OMD - Ordem Médicos Dentistas - Ano: 2010
Cod. E84 . 2 . 6 - 6 2010 - 2 B Inv.Cient.

INFLUÊNCIA DA DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DE DOSÍMETROS TERMOLUMINESCENTES NA MEDIDA DA DOSE NA ENTRADA DA PELE EM PROCEDIMENTOS RADIOGRÁFICOS
OLIVEIRA, M. L. et al.
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da dependência energética de materiais termoluminescentes na determinação da dose na entrada da pele de pacientes submetidos a exames radiográficos (radiologia geral, mamografia e radiologia odontológica).
PALAVRAS CHAVE: Dosímetros termoluminescentes; Raios X; Proteção radiológica; Dose na entrada da pele.
( 6 páginas 17 ref. 6 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2010
Cod. B62 . 43 . 2 - 4 2010 - 1 C Inv.Cient.

ANÁLISE HISTOLÓGICA EM TECIDO EPITELIAL SADIO DE RATOS WISTAR (IN VIVO) IRRADIADOS COM DIFERENTES INTENSIDADES DO ULTRASSOM
DE BEM, D. M. et al.
O Ultrassom (US) é um dos recursos físicos amplamente utilizado e pesquisado nos tratamentos de fisioterapia. Sabe-se que diante de uma escassa literatura sobre efeitos do US em tecidos sadios, muitos profissionais fisioterapeutas acabam realizando aplicações infundadas de métodos e parâmetros. Objetivo: Avaliar possíveis alterações histológicas e morfométricas do tecido sadio in vivo de ratos Wistar irradiados com diferentes intensidades de US.
PALAVRAS CHAVE: Ultrassom terapêutico; Dosimetria; Efeitos colaterais; Danos teciduais.
( 7 páginas 23 ref. 6 f.) Rev. Bras. Fisioterapia - Ano: 2010
Cod. F08 . 14 . 2 - 4 2010 - 1 D Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DO ALCANCE DINÂMICO DE IMAGENS DIGITALIZADAS – INFLUÊNCIA DA RESOLUÇÃO ESPACIAL E DA MODALIDADE DE CAPTURA DA IMAGEM
SARMENTO, V. A. et al.
Aaparência de uma imagem radiográfica digitalizada é de extrema importância para uma correta interpretação e consequentemente, um efetivo diagnóstico. Sabendo-se que são vários os fatores que podem influenciar a qualidade de uma imagem digitalizada, variáveis aplicadas durante o processo de digitalização foram analisadas, a fim de eliminar possíveis interferências negativas.
PALAVRAS CHAVE: Diagnóstico por imagem; Radiografia dentária digital.
( 4 páginas 14 ref. 3 f.) Rev. Bahiana Odont. - Ano: 2010
Cod. F12 . 1 . 1 - 4 2010 - 1 B Inv.Cient.

QUALIDADE DA IMAGEM RADIOGRÁFICA QUANTO AO TEMPO DE LEITURA EM NEGATOSCÓPIO COM INTERRUPÇÃO DA ETAPA DE FIXAÇÃO
LOURENÇO, A. D. A. et al.
Objetivou-se avaliar a qualidade da imagem radiográfica quanto ao tempo de leitura em negatoscópio com interrupção da etapa fixação. Foram radiografados 130 filmes periapicais Insight® com um penetrômetro e placa de chumbo. Os filmes foram distribuídos em 13 grupos de acordo com o tempo de leitura em negatoscópio: 0 (controle), 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110, 120, 130, 140 e 150 s. Durante o processamento pelo método temperatura-tempo, nos grupos experimentais, após 5 s de imersão no fixador, os filmes foram removidos, postos contra a luz de um negatoscópio durante os tempos estudados e imersos no fixador para completar o processo de fixação.
PALAVRAS CHAVE: Controle de qualidade; Radiografia dentária; Processamento químico; Densitomeria.
( 5 páginas 23 ref. 6 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E03 . 25 . 1 - 3 2010 - 15 C Inv.Cient.

COMPUTER-ASSISTED ANALYSIS OF CERVICAL VERTEBRAL BONE AGE USING CEPHALOMETRIC RADIOGRAPHS IN BRAZILIAN SUBJECTS
CALDAS, M. P. et al.
The aims of this study were to develop a computerized program for objectively evaluating skeletal maturation on cephalometric radiographs, and to apply the new method to Brazilian subjects. The samples were taken from the patient files of Oral Radiological Clinics from the North, Northeast, Midwest and South regions of the country.
PALAVRAS CHAVE: Cervical vertebrae; Orthodontics; Software; Radiography.
( 7 páginas 24 ref. 11 f.) Pesq. Odont. Brasileira / USP - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C24 . 24 . 1 - 3 2010 - 20 D Inv.Cient.

COMPUTED TOMOGRAPHY FINDINGS OF PERIOSTITIS OSSIFICANS
OLIVEIRA, L. S. A. F. et al.
Periostitis ossificans (PO) is a type of chronic osteomyelitis, an inflammation of cortical and cancellous bone. In the maxillofacial region, the mandible is most frequently affected. The cause of inflammatory subperiosteal bone production in PO is spread of infection from a bacterial focus (e.g.: odontogenic disease, pulpal or periodontal infection, and extraction wounds). This pathology is most common in younger people (mean age of 13 years).
PALAVRAS CHAVE: Osteomyelitis; Tomography.
( 5 páginas 15 ref. 7 f.) Braz. J. Oral Sciences / Piracicaba - Ano: 2010 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E35 . 9 . 1 - 3 2010 - 13 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DO CLAREAMENTO DENTAL EXÓGENO POR MEIO DE FOTOGRAFIA DIGITAL
CARNEVALLI, B. et al.
O objetivo deste estudo foi avaliar o resultado final do clareamento exógeno utilizando-se fotografia digital. Trinta pacientes tratados com clareamento exógeno foram submetidos à fotografia digital antes e após o clareamento para verificar a alteração na cor dos dentes. As imagens foram avaliadas por um programa de computador (Adobe Photoshop LE®), utilizando-se o Sistema RGBK.
PALAVRAS CHAVE: Fotografia dentária; Clareamento de dente; Projeto auxiliado por computador.
( 6 páginas 11 ref. 11 f.) Rev. Odont. UNESP / SP - Ano: 2010
Cod. E04 . 39 . 1 - 2 2010 - 2 C Inv.Cient.

SATISFAÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS EM RELAÇÃO ÀS CLÍNICAS DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA DA CIDADE DE IPATINGA (MG-BR)
FERNANDES, H. A. et al.
Esta pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e analisar a percepção de cirurgiões-dentistas em relação à qualidade de serviços prestados pelas clínicas de Radiologia Odontológica na cidade de Ipatinga (MG-BR), utilizando como instrumento uma escala de avaliação do nível de qualidade de serviços, sob a forma de entrevista.
PALAVRAS CHAVE: Satisfação do paciente; Radiologia; Controle de qualidade.
( 4 páginas 9 ref. 1 f.) Rev. ABRO - Ano: 2009
Cod. B27 . 10 . 2 - 12 2009 - 2 B Inv.Cient.

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DA TÉCNICA RADIOGRÁFICA NA LEITURA DA IMAGEM RADIOGRÁFICA DIGITAL NAS AVALIAÇÕES DAS REABSORÇÕES ÓSSEAS ALVEOLARES INTERPROXIMAIS
FERRÃO JUNIOR, J. P. et al.
Objetivou-se analisar as imagens radiográficas digitais usando os recursos disponíveis no Digora (Soredex, Helsinque, Finlândia), comparando com as imagens reais do sítio aberto cirurgicamente, variando ângulos das tomadas radiográficas, visando um resultado mais próximo do que seria o real.
PALAVRAS CHAVE: Intensificação de imagem radiográfica; Perda óssea alveolar; Raios X.
( 4 páginas 5 ref. 6 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2009
Cod. A05 . 57 . 4 - 12 2009 - 14 B Inv.Cient.

ALTERAÇÕES MANDIBULARES EM PANORÂMICAS UTILIZANDO DOIS ÍNDICES RADIOMORFOMÉTRICOS
PRADO, C. V. S. et al.
O objetivo deste trabalho foi comparar, nas radiografias panorâmicas, os aspectos morfológicos da mandíbula de homens e mulheres em diferentes faixas etárias, utilizando dois índices radiográficos. Foram selecionados 200 radiografias panorâmicas de arquivo, de homens e mulheres entre 25 e 80 anos de idade.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Radiografia panorâmica; Envelhecimento; Osteoporose.
( 5 páginas 24 ref. 5 f.) Rev. ABRO - Ano: 2009
Cod. B27 . 10 . 2 - 12 2009 - 3 C Inv.Cient.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE IMAGENS CONVENCIONAL E DIGITAL INDIRETA NA INTERPRETAÇÃO DE LESÕES RADIOLÚCIDAS MULTILOCULARES
GAMBIER, V. C. R. et al.
Neste trabalho buscou-se avaliar se a tecnologia digital de imagens pode colaborar na elaboração de hipóteses diagnósticas de lesões ósseas. Para isso, foram selecionadas 24 radiografias panorâmicas, nas quais existiam imagens de lesões compatíveis a ameloblastomas, tumores odontogênicos queratocísticos, mixomas e lesões centrais de células gigantes, atestadas por laudos anátomo-patológicos.
PALAVRAS CHAVE: Tumores odontogênicos; Radiografia panorâmica; Radiografia dentária digital.
( 6 páginas 19 ref. 4 f.) Rev. ABRO - Ano: 2009
Cod. B27 . 10 . 2 - 12 2009 - 4 C Inv.Cient.

CAVIDAD ÓSEA DE STAFNE, LA VARIANTE RELACIONADA A LA GLÁNDULA SALIVAR SUBMANDIBULAR: ESTUDIO DE CASOS CLÍNICOS
CAMPOS, P. S. F. et al.
Describir el perfil de la Cavidad Ósea de Stafne (COS), variante posterior relacionada a la glándula salivar submandibular. Se hizo un análisis de las bases de datos BBO, LILACS, MEDLINE y NLM. - TEXTO EM ESPANHOL -
PALAVRAS CHAVE: Quistes ósseos; Glándulas salivales; Tomografia computadorizada por rayos x.
( 3 páginas 6 ref. 8 f.) Rev. ABRO - Ano: 2009
Cod. B27 . 10 . 2 - 12 2009 - 7 B Inv.Cient.

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DA POSIÇÃO DOS TERCEIROS MOLARES NA CLÍNICA DE RADIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CANDEIRO, G. T. M. et al.
O objetivo desse estudo foi verificar a prevalência de terceiros molares e classificá-los quanto a sua posição. Tomando como base os prontuários dos pacientes da Clínica de Radiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, no período de 2007 a 2008, foram examinadas 297 radiografias panorâmicas, sendo observados 887 dentes, dos quais 442 molares superiores e 445 inferiores.
PALAVRAS CHAVE: Epidemiologia; Molar; Radiografia Panorâmica.
( 4 páginas 24 ref. 4 f.) Rev. Fac. Odont. Porto Alegre / UFRGS - Ano: 2009
Cod. E24 . 50 . 3 - 12 2009 - 3 B Inv.Cient.

PARAMETERS IN PANORAMIC RADIOGRAPHY FOR DIFFERENTIATION OF RADIOLUCENT LESIONS
RAITZ, R. et al.
The aims of this study were to establish parameters in panoramic radiography for interpretation of unilocular radiolucent lesions, and to compare the accuracy of diagnoses given by examiners before and after using these parameters.
PALAVRAS CHAVE: Image interpretation; Jaw diseases; Differential diagnosis; Education; Radiologic parameters; Radiolucent lesions.
( 7 páginas 21 ref. 4 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 17 . 5 - 10 2009 - 4 D Inv.Cient.

A SCANNING ELECTRON MICROSCOPIC STUDY OF THE PATTERNS OF EXTERNAL ROOT RESORPTION UNDER DIFFERENT CONDITIONS
SREEJA, R. et al.
The aim of this study was to examine if there are qualitative differences in the appearance of external root resorption patterns of primary teeth undergoing physiologic resorption and permanent teeth undergoing pathological root resorption in different conditions.
PALAVRAS CHAVE: Root resorption; Scanning electron microscopy.
( 6 páginas 10 ref. 16 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 17 . 5 - 10 2009 - 22 C Inv.Cient.

EVALUATION OF SIMULATED BONE LESION IN THE HEAD OF THE MANDIBLE BY USING MULTISLICE COMPUTED TOMOGRAPHY
UTUMI, E. R. et al.
The aim of the study was to evaluate images of simulated bone lesions at the head of the mandible by multislice CT. Spherical lesions were made with dental spherical drills (sizes 1, 3, and 6) and were evaluated by using multislice CT (64 rows), by two observers in two different occasions, deploying two protocols: axial, coronal, and sagittal images, and parasagittal images for pole visualization (anterior, lateral, posterior, medial and superior).
PALAVRAS CHAVE: Tomography computed; Mandibular injuries; Radiography.
( 6 páginas 20 ref. 10 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 17 . 5 - 10 2009 - 28 C Inv.Cient.

INFLUÊNCIA DA INTERRUPÇÃO DA FIXAÇÃO NO CONTRASTE RADIOGRÁFICO E NA DENSIDADE BASE E VELAMETO
ARAUJO, A. M. M. et al.
Avaliou-se a influência da interrupção do processo de fixação na densidade base e velamento e no contraste radiográfico. Foram radiografados um penetrômetro de alumínio e uma placa de chumbo em 72 filmes radiográficos periapicais.
PALAVRAS CHAVE: Controle de qualidade; Filme radiográfico; Processos químicos; Radiografia dentária.
( 7 páginas 30 ref. 9 f.) Rev. APCD - Ano: 2009
Cod. A01 . 63 . 5 - 10 2009 - 11 D Inv.Cient.

ESTUDO COMPARATIVO DO ÍNDICE DE MATURAÇÃO VERTEBRAL PELOS MÉTODOS CONVENCIONAL E DIGITAL
BOMBONATTI, R. et al.
Este trabalho teve como objetivo comparar a avaliação da maturação óssea das vértebras cervicais através dos métodos convencional e digital. A maturidade das vértebras cervicais foi estimada pelo método de Hassel e Farman a partir da observação de telerradiografias em norma lateral de 41 jovens entre 7 e 14 anos, de ambos os gêneros, e sem tratamento ortodôntico prévio.
PALAVRAS CHAVE: Maturação óssea; Vértebras cervicais; Telerradiografia lateral; Imagem digital.
( 6 páginas 25 ref. 11 f.) Ortodontia / SPO - Ano: 2009
Cod. B01 . 42 . 4 - 10 2009 - 4 C Inv.Cient.

GRAU DE CONHECIMENTO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE OS MÉTODOS RADIOGRÁFICOS DE LOCALIZAÇÃO
LORRAINE PIZZO DA CRUZ; LUIZ CESAR DE MORAES; LAWRENNE IDE KOHATSU; MARI ELI LEONELLI DE MORAES; JULIO CESAR DE MELO CASTILHO; EDMUNDO MEDICI FILHO.
Objetivou-se verificar o grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre os métodos radiográficos de localização. Foi realizada uma pesquisa de campo com 60 cirurgiões-dentistas, sendo 25 clínicos gerais e 35 especialistas, por meio de um questionário constando 14 perguntas discursivas, nas quais puderam expressar seus conhecimentos sobre quais técnicas radiográficas de localização são conhecidas e como interpretá-las.
PALAVRAS CHAVE: Dente supranumerário; Endodontia; Radiografia.
( 4 páginas 5 ref. 3 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2009
Cod. A05 . 57 . 3 - 9 2009 - 6 B Inv.Cient.

RELAÇÃO TOPOGRÁFICA ENTRE O CANAL MANDIBULAR E O TERCEIRO MOLAR INFERIOR EM TOMOGRAFIAS DE FEIXE VOLUMÉTRICO
SANTOS, T. S. et al.
O objetivo deste estudo foi o de avaliar a topografia anatômica do canal mandibular em relação aos ápices dos terceiros molares através de imagens tomográficas de 25 humanos de um banco de dados bem como a relação do ápice radicular do 3º molar inferior com a cortical superior do canal mandibular.
PALAVRAS CHAVE: Tomografia; Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico; Terceiro Molar; Nervo Mandibular.
( 10 páginas 32 ref. 4 f.) Rev. Cirurg. Traumat. BMF / FOP - UPE - Ano: 2009
Cod. E37 . 9 . 3 - 9 2009 - 11 E Inv.Cient.

PLASMA RICH IN GROWTH FACTORS AND BONE FORMATION: A RADIOLOGICAL AND HISTOMORPHOMETRIC STUDY IN NEW ZEALAND RABBITS
MOLINA-MIÑANO, F. et al.
A radiographic and histomorphometric study was conducted on the influence of autologous plasma rich in growth factors (PRGF) upon bone healing in surgically created defects in rabbits. Radiographically, bone regeneration was significantly greater with the use of PRGF after one month (p = 0.005), though no differences were recorded after the second month.
PALAVRAS CHAVE: Bone and bones; Intercellular signaling peptides and proteins; Rabbits; Radiography; Histology.
( 6 páginas 20 ref. 6 f.) Pesq. Odont. Brasileira / USP - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C24 . 23 . 3 - 9 2009 - 9 C Inv.Cient.

ESTUDO DE ALTERAÇÕES DIMENSIONAIS DA MANDÍBULA MEDIDAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS
CARVALHO, A. A. F..
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar alterações dimensionais da mandíbula a partir das imagens de radiografias panorâmicas obtidas de aparelho Rotograph. Pontos craniométricos foram marcados nas imagens da mandíbula e medidas lineares foram obtidas de radiografias de crianças dos dois sexos, com idade cronológica entre 7 e 10 anos.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia panorâmica; Mandíbula.
( 4 páginas 20 ref. 0 f.) Rev. Odont. Araçatuba - Ano: 2009
Cod. B46 . 29 . 2 - 8 2009 - 7 B Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DA HIPERPLASIA DO PROCESSO CORONOIDE EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS
MORUZZI, P. D. et al.
A proposta nesse trabalho é demonstrar que a hiperplasia do processo coronoide pode ser observada em radiografias panorâmicas alertando o profissional para a associação com sinais e sintomas clínicos e encaminhando o paciente para exames mais complexos com os quais se conclua o diagnóstico.
PALAVRAS CHAVE: Hiperplasia; Radiografia panorâmica.
( 7 páginas 29 ref. 8 f.) Rev. Odont. Univ. Cidade São Paulo - Ano: 2009
Cod. C67 . 21 . 2 - 8 2009 - 3 D Inv.Cient.

RANGE OF EXPOSURE TIME AND IMAGE QUALITY IN CONVENTIONAL AND DIGITAL RADIOGRAPHS: AN IN VITRO STUDY
ROCKENBACH, M. I. et al.
O objetivo deste estudo foi determinar o intervalo de tempo de exposição aceitável para obter imagens radiográficas interproximais utilizando sistemas convencionais (Insight, Kodak) e digital (DenOptixTM, Gendex). Trinta molares foram radiografados pela técnica interproximal em tempos de exposição variando de 0.06s de 2.50s. Cinco radiologistas odontólogos avaliaram 340 radiografias classificando-as como (1) inaceitáveis, (2) aceitável e (3) de boa qualidade.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia Bitewing; Radiografia dental digital; Tempo de exposição; Exposição à radiação; Pesquisa laboratorial.
( 12 páginas 22 ref. 5 f.) Salus Vita / USC - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E32 . 28 . 2 - 8 2009 - 2 F Inv.Cient.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO NA ODONTOLOGIA VETERINÁRIA: DESCRIÇÃO E PADRONIZAÇÃO DA TÉCNICA
ROZA, M. R. et al.
Onze cães e quatro gatos, portadores de alterações buco-dentárias e atendidos no Centro Veterinário do Gama, em Brasília, DF, foram submetidos à tomografia computadorizada de feixe cônico. Os exames foram realizados em um tomógrafo i-CAT, utilizando para aquisição das imagens, altura de seis centímetros, tempo de 40 segundos, 0,2 voxel, 120 kilovolts e 46,72 miliampéres por segundo. O melhor posicionamento dos animais para realização do exame foi definido neste estudo.
PALAVRAS CHAVE: Doenças de cães; Tomografia computadorizada de feixe cônico; Diagnóstico por imagem; Odontologia veterinária.
( 8 páginas 23 ref. 14 f.) Pesq. Vet. Bras. - Ano: 2009
Cod. F36 . 29 . 8 - 8 2009 - 1 D Inv.Cient.

QUANTIFICAÇÃO COMPUTADORIZADA DOS ÍNDICES DE PLACA E CÁLCULO DENTAIS DA IMAGEM DIGITAL DA SUPERFÍCIE VESTIBULAR DOS DENTES DE CÃES
ABDALLA, S. L. et al.
O presente estudo tem como objetivo avaliar o método de análise computadorizada para medição de área de PB e CD nos dentes de cães através da comparação com avaliação visual. Foram utilizados 10 cães Beagles, três machos e sete fêmeas, com similares características e mantidos sob o mesmo manejo e dieta alimentar. As avaliações das superfícies vestibulares dos dentes ocorreram antes da profilaxia dentária, que foi realizada sob anestesia geral inalatória, e após sete dias para PB e após 28 dias para CD.
PALAVRAS CHAVE: Doenças de cães; Placa bacteriana; Cálculo dental.
( 7 páginas 24 ref. 8 f.) Pesq. Vet. Bras. - Ano: 2009
Cod. F36 . 29 . 8 - 8 2009 - 2 D Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DA DENSIDADE RADIOGRÁFICA E DA PROPORÇÃO TRABECULAR DO FÊMUR DE RATAS MEDICADAS COM GLICOCORTICÓIDE E BISFOSFONATO
CELIA REGINA WINCK MAHL; ANDRÉ TONIETTO; BENITO GUINDANI GIORGI; CLAUDECIR VALLARI GIROTTO; VANIA REGINA CAMARGO FONTANELLA.
O objetivo deste trabalho é avaliar a densidade radiográfica e a proporção trabecular do fêmur de ratas submetidas à administração de glicocorticóide, seguida ou não de bisfosfonato.
PALAVRAS CHAVE: Osteoporose; Ratos; Fêmur; Radiografia; Histomorfometria.
( 4 páginas 19 ref. 4 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. E03 . 24 . 1 - 6 2009 - 6 B Inv.Cient.

IS 3D-CT REFORMATION USING FREE SOFTWARE APPLICABLE TO DIAGNOSIS OF BONE CHANGES IN MANDIBULAR CONDYLES?
MARÍLIA GERHARDT DE OLIVEIRA; LUCIANO ENGELMANN MORAIS; DANIELA NASCIMENTO SILVA; HELENA WILLHELM DE OLIVEIRA; CLÁITON HEITZ; LÊONILSON GAIÃO.
This study evaluated the agreement of computed tomography (CT) imaging using 3D reformations (3DR) with shaded surface display (SSD) and maximum intensity projection (MIP) in the diagnosis of bone changes in mandibular condyles of patients with rheumatoid arthritis (RA), and compared findings with multiplanar reformation (MPR) images, used as the criterion standard.
PALAVRAS CHAVE: Tomografia computadorizada helicoidal; Reconstrução de imagem; Imagem tridimensional.
( 4 páginas 9 ref. 6 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 17 . 3 - 6 2009 - 5 B Inv.Cient.

IN VITRO INCIDENCE OF ROOT CANAL BIFURCATION IN MANDIBULAR INCISORS BY RADIOVISIOGRAPHY
SIMONE HELENA GONÇALVES DE OLIVEIRA; LUIZ CÉSAR DE MORAES; HORÁCIO FAIG-LEITE; SAMIRA ESTEVES AFONSO CAMARGO; CARLOS HENRIQUE RIBEIRO CAMARGO.
The aim of this study was to verify, in vivo and in vitro, the prevalence of root canal bifurcation in mandibular incisors by digital radiography. Material and Methods: Four hundred teeth were analyzed for the in vivo study. Digital radiographs were taken in an orthoradial direction from the mandibular incisor and canine regions. The digital radiographs of the canine region allowed visualizing the incisors in a distoradial direction using 20º deviation.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia digital; Humanos; Incisivos inferiores.
( 6 páginas 20 ref. 34 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
Cod. C34 . 17 . 3 - 6 2009 - 18 C Inv.Cient.

ANÁLISE DO MASSETER, POR ESPECTROSCOPIA DE PRÓTON, EM PACIENTES COM ESCLEROSE SISTÊMICA
MARCELO MARCUCCI; NITAMAR ABDALA.
Objetivou-se avaliar a concentração de metabólitos no masseter em portadores de esclerose sistêmica, analisando os índices de creatina, colina, lipídio e lactato, e relacionar com a presença de osteólise mandibular.
PALAVRAS CHAVE: Masseter; Esclerose sistêmica; Espectroscopia de próton.
( 6 páginas 30 ref. 8 f.) Radiologia Brasileira - Ano: 2009
Cod. B62 . 42 . 3 - 6 2009 - 1 C Inv.Cient.

ERROS TÉCNICOS NAS RADIOGRAFIAS INTRABUCAIS REALIZADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
PEDRO LUIZ DE CARVALHO; ANA CHRISTINA CLARO NEVES; JOÃO MARCELO FERREIRA DE MEDEIROS; NIVALDO ANDRÉ ZÖLLNER; LUIZ CARLOS LAUREANO DA ROSA; EDISON TIBAGY DIAS DE CARVALHO ALMEIDA.
Objetivou-se avaliar os erros técnicos em radiografias intrabucais periapicais, realizadas por acadêmicos de odontologia. Foram avaliados prontuários de pacientes da clínica odontológica de um curso de odontologia. Destes, separou-se aqueles que apresentavam exames radiográficos intrabucais periapicais, assim sendo, foram selecionados 219 prontuários, totalizando 2 821 radiografias.
PALAVRAS CHAVE: Controle de qualidade; Educação em odontologia; Radiografia dentária.
( 5 páginas 14 ref. 3 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2009
Cod. A05 . 57 . 2 - 6 2009 - 7 C Inv.Cient.

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA INVERT DO SOFTWARE E-FILM PARA AVALIAÇÃO DO DISCO ARTICULAR
MATHEUS LIMA DE OLIVEIRA; DANIELLE FROTA DE ALBUQUERQUE; GABRIELLA LOPES DE RESENDE BARBOSA; SOLANGE MARIA DE ALMEIDA.
A Articulação temporomandibular (ATM) constitui um complexo sistema de estruturas intimamente associadas que, juntamente com os outros componentes, compõem o sistema estomatognático. O estudo por imagem do movimento mandibular relacionado à anatomia da fossa, eminência articular e disco articular foi possível apenas através dos recursos fornecidos pelos exames de ressonância magnética (RM) e seus softwares correspondentes.
PALAVRAS CHAVE: Imagem por ressonância magnética; Articulação temporomandibular; Disco articular; Software.
( 5 páginas 11 ref. 6 f.) Rev. ABRO - Ano: 2009
Cod. B27 . 10 . 1 - 6 2009 - 4 C Inv.Cient.

AVALIAÇÃO DOS ERROS RADIOGRÁFICOS EM UMA CLÍNICA DE RADIODIAGNÓSTICO
SIMONE MARIA RAGONE GUIMARÃES; CAROLINA BACCI COSTA; RAFAELA RANGEL ROSA; EDMUNDO MEDICI FILHO; JULIO CEZAR DE MELO CASTILHO; HORÁCIO FAIG-LEITE.
O objetivo neste estudo foi avaliar os erros radiográficos em uma amostra de 1219 radiografias periapicais e interproximais do arquivo de descarte de uma clínica especializada em Radiologia Odontológica.
PALAVRAS CHAVE: Radiografia dentária; Controle de qualidade; Competência clínica.
( 7 páginas 14 ref. 3 f.) Rev. ABRO - Ano: 2009
Cod. B27 . 10 . 1 - 6 2009 - 6 D Inv.Cient.


Site desenvolvido por: imira.com.br