• FACILITE SUA PESQUISA: listar apenas DTCs sobre:

    Total de Documentos Técnico-Científicos Encontrados: 9
    A - Trabalho ou Artigo Clínico, de Divulgação, Revisão de Literatura
    CONTRIBUTIONS TO THE DEBATE ON INTEGRALITY AND ORAL HEALTH
    TOMITA, N. E. et al.
    A variety of perspectives on oral health issues guide discussions promoted in the forum historically provided by ABOPREV, with the firm goal of contributing to public policies.
    ( 2 páginas 2 ref. 0 f.) Pesq. Odont. Brasileira / USP - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. C24 . 26 . Esp.1 - 12 2012 - 1 X Rev. Liter
    ODONTOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIA: ETAPAS E MÉTODOS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
    ZINA, L. G. et al.
    A ciência baseada em evidência utiliza modelos de estudos epidemiológicos com a finalidade de aplicar o conhecimento científico nas decisões em saúde. O objetivo deste artigo foi descrever e discutir a Odontologia Baseada em Evidência (OBE) e metodologia das revisões sistemáticas, destacando as etapas para a sua realização, como a formulação de estratégias de busca, definição de critérios de inclusão e exclusão, extração, análise e síntese dos dados, incluindo a meta-análise.
    PALAVRAS CHAVE: Prática clínica baseada em evidências; Odontologia baseada em evidências; Epidemiologia; Metanálise como assunto; Revisão; Metodologia.
    ( 12 páginas 28 ref. 5 f.) Arq. em Odont. / Fac. Odont. UFMG - Ano: 2012
    Cod. C11 . 48 . 3 - 9 2012 - 10 F Rev. Liter
    ODONTOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: OTIMIZANDO A PRÁTICA E A PESQUISA
    DEMATHÉ, A. et al.
    O objetivo deste trabalho é apresentar alguns aspectos da odontologia baseada em evidências (OBE) e demonstrar como essa metodologia pode ser utilizada para melhor fundamentar cientificamente a decisão clínica do cirurgião-dentista e auxiliar no delineamento de pesquisas com validade científica.
    PALAVRAS CHAVE: Odontologia baseada em evidências; Pesquisa em odontologia; Prática clínica baseada em evidências; Uso da informação científica na tomada de decisões em saúde.
    ( 5 páginas 22 ref. 2 f.) Rev. Fac. Odont. Univ. Passo Fundo - Ano: 2012
    Cod. E08 . 17 . 1 - 4 2012 - 17 C Rev. Liter
    THE COCHRANE SYSTEMATIC REVIEW: A PLATINUM STANDARD OF EFFECTIVENESS IN HEALTHCARE INTERVENTIONS
    FEDOROWICZ, Z..
    Randomized controlled trials have long been considered the gold standard of intervention focused healthcare research. Robust and adequately powered trials are considered essential to distinguish reliably between the effects of healthcare interventions and those due to bias or chance.
    ( 2 páginas 6 ref. 0 f.) Rev. Odonto Ciênc. / PUCRS - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. E03 . 24 . 3 - 9 2009 - 1 A Rev. Liter
    ODONTOLOGIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
    IDE, L..
    Recentemente, estamos vivenciando uma mudança no paradigma referente à assistência em saúde para os pacientes. Esta mudança fundamenta-se na decisão clínica com base em comprovação científi ca, sendo denominada cuidados em saúde baseado evidências. Este contexto envolve, evidentemente, a Odontologia.
    ( 1 páginas 4 ref. 0 f.) O Sorriso - Ano: 2007
    Cod. C90 . 4 . 16 - 6 2007 - 1 X Rev. Liter
    EVIDENCE BASED HEALTHCARE. WHAT ARE THE LIMITATIONS OF ITS APPLICATION AND IMPLEMENTATION IN DENTISTRY?
    FEDOROWICZ, Z. et al.
    The literature does not provide a clear definition of Evidecence based Healthcare (EBHC) and there is some uncertainty between authors as to whether the concepts ofEBHC and Evidence-based medicine (EBM) and Evidence-based dentistry (EBD) arecomparable and the temrinology is interchangeable.
    ( 3 páginas 17 ref. 0 f.) Braz. J. Oral Sciences / Piracicaba - Ano: 2005 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. E35 . 4 . 13 - 6 2005 - 11 B Rev. Liter
    OS RISCOS DA MEDICINA SEM A CIÊNCIA MÉDICA
    MARQUES, R.
    O autor conceitua a medicina baseada em evidências - situando-a na história da Medicina - e tece considerações sobre a impropriedade de sua designação em português, num contexto de purismo vernacular. As críticas à medicina baseada em evidências são divididas em legítimas e ilegítimas, devidamente comentadas e avaliadas. Como conclusão, resumidamente, aponta os riscos que considera existir para os pacientes e para a conduta ética dos médicos caso a medicina baseada em evidências não seja implementada.
    PALAVRAS CHAVE: Medicina baseada em evidências; Cientificidade da medicina; Atitude científica na medicina; Evolução da medicina.
    ( 12 páginas 12 ref. 0 f.) Rev. Bioética - Ano: 2003
    Cod. C83 . 11 . 2 - 12 2003 - 1 F Rev. Liter
    OS RISCOS DA MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS
    FRANÇA, G. V..
    O autor conceitua medicina baseada em evidências e se reporta aos critérios e razões dos defensores desta estratégia. O trabalho visa mostrar os riscos existentes na sacralização deste novo paradigma assistencial e pedagógico na sua forma de alcançar a verdade absoluta, principalmente considerando-se algumas dificuldades na aquisição de publicações de alto nível e no fato de a medicina clínica ser uma arte e não ciência exata - ainda mais quando se tenta passar a idéia de que existem mais evidências do que a medicina efetivamente tem, quando se sabe que os quadros clínicos mais complexos não dispõem de elementos suficientes para decisão mais convincente.
    PALAVRAS CHAVE: Ceticismo médico; Epidemiologia clínica; Filosofia médica; Medicina de resultados.
    ( 10 páginas 12 ref. 0 f.) Rev. Bioética - Ano: 2003
    Cod. C83 . 11 . 1 - 6 2003 - 2 E Rev. Liter
    C - Investigação Científica, Trabalho(s) de Pesquisa(s), Artigo Original
    REVISÃO SISTEMÁTICA: UM GUIA DA MELHOR EVIDÊNCIA PARA A PRÁTICA CLÍNICA
    DAIANE CRISTINA PERUZZO; GLAUDIA MARIA BOVI AMBROSANO; FRANCISCO HUMBERTO NOCITI JUNIOR; GETÚLIO DA ROCHA NOGUEIRA FILHO.
    Este artigo tem como objetivo apresentar noções do que é uma revisão sistemática, enfatizando a diferença existente entre esta e uma revisão narrativa, bem como demonstrar a importância do uso desse tipo de evidência, para tomar decisões clínicas.
    PALAVRAS CHAVE: Odontologia baseada em evidências, Revisão sistemática; Metanálise.
    ( 6 páginas 15 ref. 1 f.) Periodontia em Rev. / SOBRAPE - Ano: 2006
    Cod. D19 . 16 . 3 - 9 2006 - 13 C Inv.Cient.