• FACILITE SUA PESQUISA: listar apenas DTCs sobre:

    Total de Documentos Técnico-Científicos Encontrados: 66
    A - Trabalho ou Artigo Clínico, de Divulgação, Revisão de Literatura
    IMMUNOLOGICAL CHARACTERISTICS OF MESENCHYMAL STEM CELLS
    MACHADO, C. V. et al.
    Although bone marrow is the main source, mesenchymal stem cells have already been isolated from various other tissues, such as the liver, pancreas, adipose tissue, peripheral blood and dental pulp. These plastic adherent cells are morphologically similar to fibroblasts and have a high proliferative potential.
    PALAVRAS CHAVE: Stem cells; Mesenchymal stem cells/immunology; Autoimmune diseases/therapy; Immunomodulation; Immune system; Cell differentiation.
    ( 6 páginas 60 ref. 0 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2013 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F10 . 35 . 1 - 2 2013 - 1 C Rev. Liter
    CÉLULAS TRONCO: VISÃO DA FISIOTERAPIA
    CANTO, V. C. et al.
    O assunto células tronco, vem sendo discutidos no mundo inteiro, e tem sido representado na mídia como o remédio que curaria várias doenças, como doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O sistema nervoso tem uma capacidade limitada de auto-recuperação, pois as células desse não são incapazes de regenerar.
    PALAVRAS CHAVE: Células tronco; Paralisia cerebral; Sistema nervoso.
    ( 10 páginas 23 ref. 1 f.) UNINGÁ Review - Ano: 2012
    Cod. F05 . 11 . 11-2 - 9 2012 - 1 E Rev. Liter
    CÉLULAS-TRONCO NA ODONTOLOGIA
    GENNARI, C.
    O mercado de trabalho do cirurgião-dentista com células-tronco é muito promissor, mas ainda insipiente pela falta de aplicações práticas, disse Dra. Andrea Mantesso, à reportagem da Revista Odonto Magazine. Imagine a seguinte situação: se nos dias atuais o paciente tiver um problema de canal, for ao dentista, e um material articial for colocado dentro do seu dente, que se torna mais friável, podendo quebrar e não ter mais vitalidade. Com a utilização das células-tronco esses problemas não aconteceriam.
    ( 3 páginas 0 ref. 2 f.) Odonto Magazine - Ano: 2012
    Cod. F02 . 2 . 20 - 9 2012 - 2 B Rev. Liter
    PERSPECTIVAS NA REGENERAÇÃO PERIODONTAL COM A TERAPIA DE CÉLULAS-TRONCO
    SARDENBERG, C. et al.
    A estrutura e composição do periodonto são afetadas por muitas doenças adquiridas e hereditárias, e a mais significante entre estas é a doença periodontal. Os requisitos principais para a engenharia tecidual é a incorporação de um número adequado de células progenitoras reativas e à presença de níveis bioativos de marcadores químicos dentro de uma matriz extracelular apropriada.
    PALAVRAS CHAVE: Periodonto; Regeneração periodontal; Células-tronco.
    ( 6 páginas 23 ref. 1 f.) Periodontia em Rev. / SOBRAPE - Ano: 2012
    Cod. D19 . 22 . 3 - 9 2012 - 7 C Rev. Liter
    ESTABLISHING A STEM CELL CULTURE LABORATORY FOR CLINICAL TRIALS
    SEKIYA, E. J. et al.
    Adult stem/progenitor cells are found in different human tissues. An in vitro cell culture is needed for their isolation or for their expansion when they are not available in a sufficient quantity to regenerate damaged organs and tissues. The level of complexity of these new technologies requires adequate facilities, qualified personnel with experience in cell culture techniques, assessment of quality and clear protocols for cell production.
    PALAVRAS CHAVE: Stem cells; Tissue therapy; Cell culture techniques; Good manufacturing practices.
    ( 6 páginas 43 ref. 1 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F10 . 34 . 3 - 6 2012 - 1 C Rev. Liter
    VIABILIDADE DO USO DA TERAPIA CELULAR PARA REGENERAÇÃO PERIODONTAL – REVISÃO DE LITERATURA
    FRIZZERA, F. et al.
    A periodontite leva a perda de inserção clínica do dente, promovendo alterações no periodonto de proteção e sustentação. A progressão da doença leva a perda de suporte ósseo podendo interferir na estética do paciente e na adequada função do dente. O tratamento periodontal permite melhoras nos parâmetros clínicos, promovendo a cura e controle da doença. O objetivo deste artigo é fazer uma revisão de literatura acerca do uso da terapia celular na regeneração periodontal, e verificar a viabilidade de sua aplicação clínica.
    PALAVRAS CHAVE: Regeneração periodontal; Células tronco; Doença periodontal; Terapia celular.
    ( 7 páginas 41 ref. 1 f.) Periodontia em Rev. / SOBRAPE - Ano: 2012
    Cod. D19 . 22 . 2 - 6 2012 - 3 D Rev. Liter
    PRÁTICAS RECOMENDADAS PARA TRIAGEM E PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES EM SOBREVIVENTES DE LONGO PRAZO APÓS TRANSPLANTE DE CÉLULAS HEMATOPOÉTICAS
    MAJHAIL, N. S. et al.
    Os avanços na tecnologia do transplante de células hematopoéticas (TCH) e do tratamento de suporte levaram a melhoria na sobrevida a longo prazo após os TCH. Indicações emergentes de transplante, introdução de novas fontes de células (p.ex. sangue de cordão umbilical) e transplante de pacientes mais velhos utilizando regimes de condicionamento menos intensos também contribuíram para o aumento no número de sobreviventes após TCH.
    PALAVRAS CHAVE: Transplante de células-tronco hematopoéticas; Alogênico; Autólogo; Complicações tardias; Triagem; Prevenção.
    ( 25 páginas 77 ref. 5 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2012
    Cod. F10 . 34 . 2 - 4 2012 - 1 K Rev. Liter
    GENÉTICA: NOVAS FRONTEIRAS ODONTOLÓGICAS
    FREIRE, D.
    Em paralelo ao rápido desenvolvimento da Odontologia, outra grande área do conhecimento humano tem acumulado avanços que prometem acelerar ainda mais o progresso do cuidado multidisciplinar da saúde bucal e integral dos indivíduos. Trata-se da Genética, cujas aplicações já experimentam êxitos na Odontologia na compreensão molecular dos aspectos das doenças e no advento de abordagens para prevení-las, diagnosticá-las e tratá-las, apresentando novos paradigmas à ciência odontológica básica e à formação clínica do cirurgião-dentista.
    ( 12 páginas 0 ref. 17 f.) Rev. ABO Nacional - Ano: 2011
    Cod. A06 . 19 . 5 - 11 2011 - 1 F Rev. Liter
    CÉLULAS-TRONCO: UTOPIA OU REALIDADE?
    BASSI, J. et al.
    As primeiras pesquisas com células-tronco embrionárias humanas foram iniciadas em 1997 e publicadas pelo biólogo James A. Tompson, da Universidade de Winconsin (EUA) em 1998; sendo no mesmo ano publicada também pelo embriologista John D. Gearhart, da Universidade Johns Honkins.
    ( 2 páginas 5 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2011
    Cod. F02 . 1 . 9 - 10 2011 - 7 X Rev. Liter
    AS CÉLULAS-TRONCO NA ODONTOLOGIA
    DALTOÉ, F. et al.
    Os autores respondem as seguintes perguntas: O que são células-tronco?; Onde elas podem ser encontradas?; É verdade que existem células-tronco nos dentes?; Para que as células-tronco dos dentes estão sendo utilizadas?; Existe a perspectiva de um dia se construir um dente por completo utilizando células-tronco? Eles poderiam substituir os implantes de titânio utilizados atualmente?; Sabendo que existem células-tronco nos dentes e que um dia elas podem ser úteis, há como aproveitá-las quando perdemos um dente?
    ( 1 páginas 0 ref. 1 f.) Rev. APCD - Ano: 2011
    Cod. A01 . 65 . 5 - 10 2011 - 6 X Rev. Liter
    DENTAL PULP STEM CELLS IN ENDODONTIC RESEARCH: A PROMISING TOOL FOR TOOTH TISSUE ENGINEERING
    GANDHI, A. et al.
    Millions of teeth are saved each year by root canal therapy. Although current treatment modalities offer high levels of success for many conditions, an ideal form of therapy might consist of regenerative approaches in which diseased or necrotic pulp tissues are removed and replaced with healthy pulp tissue to revitalize teeth. The practice of dentistry is likely to be revolutionized by biological therapies based on growth and differentiation factors that accelerate and/or induce a natural biological regeneration.
    PALAVRAS CHAVE: Endodontics; Pulp biology; Evascularization; Tissue engineering.
    ( 6 páginas 35 ref. 0 f.) RSBO Rev. Sul-Brasileira de Odontologia - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. E55 . 8 . 3 - 9 2011 - 14 C Rev. Liter
    CÉLULAS TRONCO: ONDE ESTAMOS E PARA AONDE VAMOS?
    ACÁCIO, G. L..
    Nos últimos anos diversas pesquisas têm demonstrado o grande potencial das células-tronco na medicina regenerativa. Como todo novo ramo de pesquisa, a tendência inicial é superestimar o potencial do achado principalmente quando a divulgação chega à mídia não especializada.
    ( 3 páginas 11 ref. 0 f.) Periodontia em Rev. / SOBRAPE - Ano: 2011
    Cod. D19 . 21 . 3 - 9 2011 - 1 B Rev. Liter
    AVANÇOS NO USO DE CÉLULAS-TRONCO EM ORTOPEDIA
    CRISTANTE, A. F. et al.
    As células primordiais, ou células-tronco, são células indiferenciadas multipotentes com a capacidade de originar qualquer tipo de tecido no organismo. Podem ter origem no blastocisto, sendo classificadas como embriônicas, ou em tecidos desenvolvidos de fetos, recém-nascidos ou adultos, conhecidas como célulastronco somáticas. Como um dos principais locais de isolamento da célula primordial está a medula óssea, tendo duas linhagens: células progenitoras hematopoéticas e mesenquimais.
    PALAVRAS CHAVE: Ortopedia/tendências; Células-tronco; Cartilagem; Pseudoartrose.
    ( 9 páginas 67 ref. 19 f.) Rev. Bras. Ortopedia - Ano: 2011
    Cod. C80 . 46 . 4 - 8 2011 - 1 E Rev. Liter
    IMPLICAÇÕES ÉTICAS E LEGAIS NA UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS NO BRASIL
    ODA, J. Y. et al.
    As células-tronco embrionárias (CTE) encontradas nos embriões possuem a capacidade de se diferenciar em qualquer célula do corpo humano. As pesquisas com a CTE são realizadas com o intuito de encontrar a cura para diversas doenças. O problema é que para realizar tais experiências requer-se a morte do embrião e adquire-se todo um caráter ético e legal, por tratar-se da própria vida humana. Diante dessa questão, objetivou-se com a presente pesquisa, apresentar as implicações éticas e legais na utilização de células tronco embrionárias no Brasil, em pesquisas para fins terapêuticos.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Ética; Bioética.
    ( 8 páginas 38 ref. 0 f.) Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR - Ano: 2011
    Cod. E34 . 15 . 2 - 8 2011 - 1 D Rev. Liter
    MESENCHYMAL STEM CELLS IN THE DENTAL TISSUES: PERSPECTIVES FOR TISSUE REGENERATION
    ESTRELA, C. et al.
    Esta revisão descreve novos achados no campo da pesquisa com células-tronco dentais e seu potencial uso na regeneração tecidual
    PALAVRAS CHAVE: Endodontics; Stem cell; Dental stem cell; Tissue engineering.
    ( 8 páginas 44 ref. 1 f.) Braz. Dental J. / FORP-USP - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. C06 . 22 . 2 - 6 2011 - 1 D Rev. Liter
    CONDITIONING REGIMEN USING BUSULFAN PLUS MELPHALAN IN HEMATOPOIETIC STEM CELL TRANSPLANTATION: CAN THIS CONDITIONING REGIMEN BE USED IN AUTOLOGOUS OR ALLOGENEIC TRANSPLANTATION FOR ACUTE LEUKEMIA?
    LEMOLI, R. M. et al.
    The majority of patients with acute myeloid leukemia (AML) achieve complete remission (CR) after induction/consolidation chemotherapy. The optimal post-remission treatment is still a matter of debate. However, the intensification of post-remission treatment, including high-dose chemotherapy followed by infusion of autologous or allogeneic stem cells, has progressively increased, considering the high risk of relapse without any further post-remission therapy.
    ( 2 páginas 5 ref. 0 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2011
    Cod. F10 . 33 . 3 - 6 2011 - 1 A Rev. Liter
    CÉLULAS-TRONCO AUMENTAM OPÇÕES TERAPÊUTICAS
    FRANÇA, S. et al.
    Cada vez mais uma realidade na área da Saúde, pesquisas indicam que as células-tronco também poderão ser usadas em diferentes tipos de tratamentos na Odontologia
    ( 4 páginas 0 ref. 4 f.) Rev. APCD - Ano: 2011
    Cod. A01 . 65 . 2 - 4 2011 - 1 B Rev. Liter
    CÉLULAS-TRONCO NA SAÚDE E NA DOENÇA
    CAVALCANTI, B. N. et al.
    O objetivo principal desta revisão é discutir o papel das células tronco em saúde e na doença, usando a regeneração de tecido pulpar e o cancer oral como exemplos de relevância no contexto de Odontologia.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Engenharia de tecidos; Câncer; Dente; Diferenciação.
    ( 6 páginas 46 ref. 5 f.) Rev. APCD - Ano: 2011
    Cod. A01 . 65 . 2 - 4 2011 - 2 C Rev. Liter
    UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS INDIFERENCIADAS NA RECONSTRUÇÃO DOS TECIDOS DENTAIS
    DEJEAN, K. S. et al.
    Células tronco são células indiferenciadas definidas pela capacidade de auto renovação e diferenciação em células maduras. A utilização dessas células na odontologia pode representar uma alternativa terapêutica para o tratamento de exposições pulpares, regeneração dos tecidos periodontais e a perda do órgão dentário. Este estudo objetiva discutir os estudos encontrados na literatura que visam à reconstrução dos tecidos dentários por meio de revisão de literatura.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Dentina; Regeneração; Polpa dentária.
    ( 7 páginas 26 ref. 0 f.) Rev. Bras. Odont. Militar - Ano: 2010
    Cod. B02 . 27 . 1-2 - 12 2010 - 8 D Rev. Liter
    PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO: HISTÓRICO GERAL E APLICAÇÕES NAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
    FAIS, L. M. G. et al.
    O objetivo deste estudo foi revisar a literatura com a finalidade de expor os aspectos gerais importantes no histórico das pesquisas com células-tronco e as diferentes aplicações nas especialidades odontológicas.
    PALAVRAS CHAVE: Células tronco; Polpa dentária; Articulação temporomandibular; Ligamento periodontal; Implante dentário; Odontologia.
    ( 7 páginas 70 ref. 1 f.) Full Dentistry Science - Ano: 2010
    Cod. B81 . 1 . 3 - 6 2010 - 12 D Rev. Liter
    RECOMENDAÇÕES NO MANEJO DAS COMPLICAÇÕES INFECCIOSAS NO TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS
    GARNICA, M. et al.
    A infecção em receptores de transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) está relacionada a altas taxas de morbidade e mortalidade. O tipo de transplante, a fonte de célula-tronco hematopoética, a utilização de doadores alternativos e outras medidas relacionadas ao procedimento influenciam diretamente no tipo e na intensidade da imunossupressão, modificando o risco de desenvolver uma infecção.
    PALAVRAS CHAVE: Transplante de células-tronco hematopoéticas; Neutropenia; Infecção; Complicações.
    ( 23 páginas 152 ref. 8 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2010
    Cod. F10 . 32 . Supl.1 - 5 2010 - 1 K Rev. Liter
    ESTRATÉGIAS REGENERATIVAS DA BIOENGENHARIA TECIDUAL E ASPECTOS ÉTICOS
    CARVALHO, A. C. A. et al.
    A bioengenharia tecidual é um campo multidisciplinar que aplica os princípios das ciências biológicas e das engenharias para o desenvolvimento de substitutos de órgãos e tecidos que visem à sua regeneração, com consequente melhoria da estética e função. Desta forma, a bioengenharia tecidual encontra-se frente ao desafio fundamental de desenvolver biomateriais e procedimentos que levem à otimização da regeneração.
    PALAVRAS CHAVE: Engenharia biomédica; Bioengenharia tecidual; Biomateriais; Regeneração Tecidual.
    ( 8 páginas 48 ref. 0 f.) Rev. Ciênc. Médicas e Biológicas / UFB - Ano: 2010
    Cod. D56 . 9 . Supl.1 - 4 2010 - 3 D Rev. Liter
    AVANÇOS E APLICAÇÕES DA BIOENGENHARIA TECIDUAL
    OLIVEIRA, C. S. et al.
    A bioengenharia compila conhecimentos de grandes áreas da ciência, como a biologia e a engenharia, que são aplicados atualmente na medicina reparadora. Recentes avanços na área da engenharia tecidual possibilitaram o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos biomateriais. Estes devem estimular a adesão, diferenciação e proliferação celular, e ainda promover a produção de moléculas específicas do tecido-alvo. As células usadas na terapia podem ser mesenquimais de medula óssea, células adultas específicas do próprio paciente e também as células-tronco embrionárias, as quais têm capacidade de se diferenciar em múltiplas linhagens in vitro. As células-tronco têm sido empregadas em diversas áreas da saúde.
    PALAVRAS CHAVE: Bioengenharia Tecidual; Biomateriais; Células-Tronco; Angiogênese; Terapia Gênica; Interação Celular.
    ( 9 páginas 54 ref. 1 f.) Rev. Ciênc. Médicas e Biológicas / UFB - Ano: 2010
    Cod. D56 . 9 . Supl.1 - 4 2010 - 4 E Rev. Liter
    IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS NO LIGAMENTO PERIODONTAL E PERSPECTIVAS NA REGENERAÇÃO PERIODONTAL: REVISÃO DE LITERATURA
    ALVES, L. B. et al.
    A ideia de que estas células estão presentes no ligamento periodontal é baseada na capacidade reparadora destas células, uma vez que podem se diferenciar em osteoblastos, cementoblastos, fibroblastos e componentes do tecido conjuntivo. Esta revisão de literatura tem como objetivo elucidar a identificação de células-tronco no ligamento periodontal, tendo em vista o interesse no potencial regenerativo dessas células e na sua aplicabilidade na regeneração periodontal.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Ligamento Periodontal; Regeneração.
    ( 6 páginas 39 ref. 0 f.) Odont. Clínico-científica / CROPE - Ano: 2010
    Cod. E40 . 9 . 1 - 3 2010 - 1 C Rev. Liter
    MEDICINA REGENERATIVA: UMA REVISÃO
    PORCELLINI, A.
    Medicina regenerativa é uma técnica de substituir ou reparar defeitos ou tecidos ou órgãos doentes por outros desenhados in vitro para uso in vivo. Estas técnicas podem ser consideradas relativamente novas já que nasceu em bancada em 1997 quando Whithman DH et al propuseram a utilização da cola de fibrina obtida em plasma rico em plaquetas (PRP) para uso terapêutico. Em 1998, Marx et al demonstraram que a PRP foi capaz de induzir regeneração óssea da mandíbula.
    PALAVRAS CHAVE: Regenerative medicine; Hematopoietic stem cells; Mesenchimal cells.
    ( 4 páginas 19 ref. 0 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2009 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F10 . 31 . Supl.2 - 12 2009 - 2 B Rev. Liter
    CÉLULAS-TRONCO DE ORIGEM DENTAL - POPULAÇÕES E CARACTERÍSTICAS
    GIUDICE, F. S. et al.
    Esta revisão de literatura trouxe um breve panorama sobre as células-tronco de origem dentária, mostrando as principais diferenças encontradas entre suas populações e discutindo conceitos básicos a seu respeito.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Polpa dental; Papila apical; Ligamento periodontal; Folículo Dental.
    ( 8 páginas 50 ref. 0 f.) RPG: Rev. Pós-Graduação Fac. Odont. USP - Ano: 2009
    Cod. C14 . 16 . 3 - 9 2009 - 7 D Rev. Liter
    LÍQUIDO AMNIÓTICO COMO FONTE DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS
    JANZ, F. L. et al.
    Células-tronco são caracterizadas por seu estado indiferenciado e seu alto poder de autorrenovação através de divisões assimétricas. Sob a influência de determinados sinais biológicos, elas podem se diferenciar em células fenotipicamente distintas de seus precursores. São divididas em dois grandes grupos de acordo com o local de seu isolamento: embrionárias, que são as células retiradas da camada celular interna do blastocisto; e adultas, que são aquelas encontradas em diversos locais de tecidos pós-natais.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco mesenquimais; Líquido amniótico; Terapia celular.
    ( 4 páginas 16 ref. 13 f.) Publicatio Univ. Est. Ponta Grossa - PR - Ano: 2009
    Cod. E28 . 15 . 1 - 6 2009 - 1 B Rev. Liter
    O EMPREGO DA ENGENHARIA TECIDUAL NA ODONTOLOGIA
    CASAGRANDE, L. et al.
    A engenharia tecidual é um campo multidisciplinar que se vale de princípios da engenharia, biologia e ciências clínicas para o desenvolvimento de substitutos biológicos capazes de manter, restaurar ou aprimorar a função de órgãos e tecidos. Esta nova ciência baseia-se em três componentes: células, matrizes biocompatíveis e moléculas bioativas, que são responsáveis pela sinalização morfogenética. As células freqüentemente utilizadas são as células-tronco. O objetivo deste artigo é atualizar os cirurgiões dentistas nos conceitos de engenharia tecidual e no contexto em que esta ciência vem sendo estudada na Odontologia, especialmente nas áreas relacionadas ao periodonto e tecido pulpar.
    PALAVRAS CHAVE: Engenharia tecidual; Polpa dentária; Periodonto.
    ( 4 páginas 36 ref. 0 f.) Rev. Fac. Odont. Porto Alegre / UFRGS - Ano: 2009
    Cod. E24 . 50 . 1 - 4 2009 - 4 B Rev. Liter
    ENGENHARIA TECIDUAL NA ODONTOLOGIA E ORTODONTIA
    STUMPF, A. S. et al.
    O objetivo deste artigo é fazer uma revisão dos avanços da engenharia genética dentro da Odontologia e da Ortodontia a fim de discutir novas possibilidades de tratamento. A reparação ou substituição de órgãos e tecidos humanos é muito comum dentro da prática clínica tanto médica como odontológica. Nestes casos, os biomateriais são amplamente utilizados. Entretanto, os biomateriais não exercem a função do órgão o qual estão substituindo de forma exatamente igual. A engenharia tecidual é um novo campo de pesquisa promissor uma vez que possibilitará o desenvolvimento de tecidos humanos com o objetivo de reparar mais eficientemente órgãos lesados. As pesquisas dentro da odontologia variam nas mais diversas áreas, desde procedimentos restauradores até o desenvolvimento de dentes.
    PALAVRAS CHAVE: Biomateriais; Engenharia tecidual; Células-tronco.
    ( 8 páginas 28 ref. 1 f.) Ortodontia Gaúcha - Ano: 2008
    Cod. B22 . 12 . 1 - 12 2008 - 6 D Rev. Liter
    O QUE ESTÁ AO ALCANCE DOS DENTISTAS NO BRASIL
    HIPÓLITO, E..
    Nada de próteses dentárias ou implantes de titânio. Dentes novos são uma conquista da bioengenharia e poderão, em breve, ser uma realidade nos consultório. Os seres humanos apresentam a dentição decídua (dentes de leite) e a permanente, mas os avanços da ciência na área da odontologia mostram que num dia, não muito distante, será possível usar dentes naturais criados em laboratório.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Medula óssea,
    ( 4 páginas 0 ref. 3 f.) C. D. Smile - Ano: 2007
    Cod. B80 . 2 . 12 - 12 2007 - 2 B Rev. Liter
    PRESUPUESTOS Y PROPUESTAS PARA UNA FUTURA ARMONIZACIÓN LEGAL EN EUROPA SOBRE LA INVESTIGACIÓN CON CÉLULAS EMBRIONARIAS HUMANAS
    CASABONA, C. M. R..
    Este trabajo busca contribuir a la necesidad de propiciar la obtención de estándares legislativos o procedimentales comunes mínimos que garanticen la necesaria cooperación científica y el acceso a recursos comunitarios sin discriminación motivada por una legislación estatal más o menos restrictiva en lo que se refiere a la investigación y la experimentación científicas con embriones humanos para el estudio de las células troncales. - TEXTO EM ESPANHOL -
    PALAVRAS CHAVE: Biotecnología; Células troncales embrionarias humanas; Experimentación con embriones humanos; Marco jurídico común; Unión Europea.
    ( 24 páginas 16 ref. 0 f.) RBB - Rev. Bras. Bioética - Ano: 2006
    Cod. D75 . 2 . 1 - 3 2006 - 1 K Rev. Liter
    CÉLULAS-TRONCO: UM BREVE ESTUDO
    GRINFELD, S. et al.
    A célula-tronco é uma célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo, bem como se auto-replicar. Devido a essas características elas funcionam como células coringa, podendo substituir tecidos lesionados e/ou doentes. O referido trabalho se propõe a informar ao profissional da saúde o que vem a ser uma célula-tronco das suas origens, funções, implicações, aspectos éticos, bem como caracterizar a sua evidência no contexto mundial.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Clonagem terapêutica; Células-tronco embrionárias.
    ( 6 páginas 16 ref. 0 f.) Internat. Journal Dentistry - Ano: 2004
    Cod. C88 . 3 . 1 - 6 2004 - 5 C Rev. Liter
    ATUALIDADES
    MARCO SEGRE.
    Há poucos meses recebi, como conselheiro do CREMESP, uma consulta quanto ao destino que se poderia dar a pré-embriões crio-preservados num Serviço de Reprodução Assistida de conhecido hospital de São Paulo.
    ( 3 páginas 0 ref. 0 f.) Rev. Bioética - Ano: 2002
    Cod. C83 . 10 . 2 - 12 2002 - 11 X Rev. Liter
    PROJETO GENOMA
    CRUZ, C. H. B..
    No dia 26 de maço foi lançado em cerimônia no anfiteatro da FAPESP o PROJETO GENOMA HUMANO DO CÂNCER. Foi assinado um acordo de cooperação científica entre a FAPESP e o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, cujo significado é de extrema importância para a ciência brasileira.
    ( 2 páginas 0 ref. 0 f.) XXV de Janeiro - Rev. Centro Acad. USP - Ano: 1999
    Cod. C97 . 10 . 1 - 10 1999 - 5 X Rev. Liter
    C - Investigação Científica, Trabalho(s) de Pesquisa(s), Artigo Original
    RENDIMENTO DE CÉLULAS MESENQUIMAIS DO LIGAMENTO PERIODONTAL HUMANO SUBMETIDAS A DIFERENTES PROTOCOLOS DE CRIOPRESERVAÇÃO
    SOARES, D. M. et al.
    Objetivou-se avaliar a proliferação de células mesenquimais do ligamento periodontal humano após a criopreservação por dois diferentes protocolos. As células do ligamento periodontal foram obtidas a partir de dois dentes (terceiros molares) hígidos, com indicação de remoção cirúrgica. Após o processamento, as células foram cultivadas em placas de Petri e mantidas a 37 °C em 5% de CO2, até atingirem 70-90% de confluência, com troca de meio a cada três dias.
    PALAVRAS CHAVE: Ligamento periodontal; Criopreservação; Proliferação de células.
    ( 5 páginas 24 ref. 2 f.) Rev. Odont. UNESP / SP - Ano: 2012
    Cod. E04 . 41 . 6 - 12 2012 - 8 C Inv.Cient.
    ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA E CLÍNICA DE PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE ALOGÊNICO DE CÉLULAS-TRONCOS HEMATOPOIÉTICAS
    ABREU, M. H. N. G. et al.
    Objetivou-se descrever os achados clínicos e sociodemográficos dos pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) e encaminhados à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG). Foram selecionados 39 pacientes pré-TCTH alogênico entre os anos 2006 e 2008. Os dados sociodemográficos e clínicos foram obtidos dos prontuários médicos do dia – 7 ao dia +360 pós-TCTH.
    PALAVRAS CHAVE: Transplante; Condições sociais; Sobrevida.
    ( 6 páginas 25 ref. 5 f.) Pesq. Bras. Odontopediatria Clín. Integrada - Ano: 2012
    Cod. B31 . 12 . 3 - 9 2012 - 7 C Inv.Cient.
    BUCCAL CELLS DNA EXTRACTION TO OBTAIN HIGH QUALITY HUMAN GENOMIC DNA SUITABLE FOR POLYMORPHISM GENOTYPING BY PCR-RFLP AND REAL-TIME PCR
    KUCHLER, E. C. et al.
    The aim of this study was to evaluate, by PCR-RFLP and real-time PCR, the yield and quality of genomic DNA collected from buccal cells by mouthwash after different storage times at room temperature. A group of volunteers was recruited to collect buccal cells using a mouthwash solution.
    PALAVRAS CHAVE: DNA; Saliva; PCR; Genetic polymorphism.
    ( 5 páginas 21 ref. 4 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. C34 . 20 . 4 - 8 2012 - 12 C Inv.Cient.
    CARACTERIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO DO TECIDO ADIPOSO HUMANO
    GAIBA, S. et al.
    Há um interesse científico crescente na plasticidade e potencial terapêutico das células-tronco do tecido adiposo humano, células multipotentes e abundantes no tecido adiposo que podem se diferenciar in vitro em múltiplas linhagens celulares, incluindo adipócitos, condrócitos, osteoblastos, células neurais, endoteliais e cardiomiócitos. O objetivo deste estudo foi isolar, cultivar e identificar células-tronco do tecido adiposo humano.
    PALAVRAS CHAVE: Adipócitos; Células-Tronco Adultas; Células-Tronco Mesenquimais; Células-Tronco; Tecido Adiposo.
    ( 6 páginas 29 ref. 2 f.) Acta Cirúrgica Bras. - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F23 . 27 . 7 - 7 2012 - 2 C Inv.Cient.
    LUTO DE PROFISSIONAIS EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS
    RODRIGUES, R. P. et al.
    O transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) é um procedimento que pode tanto recuperar a vida do paciente quanto conduzi-lo ao óbito. Não conseguir evitar a morte pode trazer ao profissional à vivência do luto e de seus limites. Objetivou-se compreender o processo de luto vivenciado pelos profissionais da saúde de uma Unidade TCTH. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo de 8 profissionais de uma unidade de TCTH. Foram realizadas entrevistas semidirigidas e o material foi submetido à análise qualitativa de conteúdo.
    PALAVRAS CHAVE: Transplante de células-tronco hematopoéticas; Equipe de assistência ao paciente; Morte; Pesar.
    ( 7 páginas 23 ref. 1 f.) Rev. Ciência & Saúde - Ano: 2012
    Cod. E63 . 5 . 1 - 6 2012 - 3 D Inv.Cient.
    INFLUÊNCIA DO ENVELHECIMENTO NO RENDIMENTO IN VITRO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DA MEDULA ÓSSEA DE CAMUNDONGOS
    FREITAS, M. L. et al.
    Objetivou-se avaliar a influência do processo de envelhecimento sobre a capacidade de adesão e proliferação das células mesenquimais da medula óssea de camundongos, comparando-se dois grupos de animais: jovens (30 dias de idade) e senis (18 meses de idade).
    PALAVRAS CHAVE: Envelhecimento; Medula óssea; Células-tronco mesenquimais.
    ( 4 páginas 24 ref. 2 f.) Rev. Int. Ciênc. Saúde / UNIP - SP - Ano: 2012
    Cod. C07 . 30 . 2 - 6 2012 - 1 B Inv.Cient.
    POTENCIAL DE TRANSDIFERENCIAÇÃO NEURAL DAS CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DA MEDULA ÓSSEA DE EQUINO
    MAIA, L. et al.
    O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial in vitro da transdiferenciação neural das CTMs provenientes da MO de equinos utilizando-se dois protocolos: P1 (forksolin e ácido retinóico) e P2 (2-βmecarptoetanol). Após a conirmação das linhagens mesenquimais, pela positividade para o marcador CD90 (X=97,94%), negatividade para o marcador CD34 e resposta positiva a diferenciação osteogênica, as CTMs foram submetidas a transdiferenciação neural (P1 e P2) para avaliação morfológica e expressão dos marcadores neurais GFAP e β3 tubulina por citometria de luxo.
    PALAVRAS CHAVE: Equino; Diferenciação neural; Células-tronco adultas; Marcadores neurais.
    ( 9 páginas 35 ref. 17 f.) Pesq. Vet. Bras. - Ano: 2012
    Cod. F36 . 32 . 5 - 5 2012 - 2 E Inv.Cient.
    DIFERENCIAÇÃO IN VITRO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS DA MEDULA ÓSSEA DE CÃES EM PRECURSORES OSTEOGÊNICOS
    LIMA, S. A. F. et al.
    O objetivo principal da nossa pesquisa foi avaliar o potencial de diferenciação osteogênica de células-tronco mesenquimais (MSC) obtidas da medula óssea do cão. As MSC foram separadas pelo método Ficoll e cultivadas sob duas condições distintas: DMEM baixa glicose ou DMEM/ F12, ambos contendo L-glutamina, 20% de SFB e antibióticos.
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco mesenquimais; Diferenciação osteogênica; Cão; Célula-tronco dos animais.
    ( 7 páginas 31 ref. 8 f.) Pesq. Vet. Bras. - Ano: 2012
    Cod. F36 . 32 . 5 - 5 2012 - 4 D Inv.Cient.
    IMPLANTE DE CÉLULAS TRONCO DO TECIDO ADIPOSO HUMANO NUMA PREPARAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO EM CAMUNDONGOS
    DIETRICH, I. et al.
    Avaliou-se o implante de células tronco do tecido adiposo humano (CTTAH) em gel de ácido hialurônico (AH), injetados no tecido subcutâneo de camundongos atímicos. Implantes controle - HA com meio de cultura foram injetados no tecido subcutâneo da região infraescapular esquerda de 12 camundongos atímicos. Implantes de CTTAH: HA com CTTAH suspensas em meio de cultura foi injetado no subcutâneo da região contra lateral, dos mesmos animais.
    PALAVRAS CHAVE: Células-Tronco Adultas; Engenharia Tecidual; Transplante de Células; Tecido Adiposo; Ácido Hialurônico; Materiais Biocompatíveis; Camundongos.
    ( 7 páginas 35 ref. 6 f.) Acta Cirúrgica Bras. - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F23 . 27 . 4 - 4 2012 - 1 D Inv.Cient.
    INTRODUÇÃO OSTEOGÊNICA DE CÉLULAS DA MEDULA ÓSSEA HUMANA: UM ESTUDO IN VITRO
    LORO, R. C. D. et al.
    Este estudo avaliou a indução osteogênica de células da medula óssea humana por proteína-4 morfogenética óssea recombinante humana (rhBMP-4) e proteínas liberadas pela Saos-2 (linha de células do osteossarcoma humano).
    PALAVRAS CHAVE: Células-tronco; Imunoistoquímica; Osteoblastos.
    ( 6 páginas 29 ref. 7 f.) Rev. Fac. Odont. Univ. Passo Fundo - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. E08 . 17 . 1 - 4 2012 - 13 C Inv.Cient.
    ASSOCIAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS COM PLASMA RICO EM PLAQUETAS NA REPARAÇÃO DE DEFEITOS CRÍTICOS EM CALVÁRIA DE CAMUNDONGOS
    MONTEIRO, B. S. et al.
    Avaliou-se os efeitos da associação das células-tronco mesenquimais (MSC) oriundas da medula óssea de oito camundongos jovens C57BL/6 gfp+ e expandidas em culturas, com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) provenientes de outros oito camundongos, na reparação de defeitos críticos confeccionados em calvária de 24 camundongos adultos C57BL/6.
    PALAVRAS CHAVE: Células-Tronco Mesenquimais; Plasma Rico em Plaquetas; Terapia Tecidual; Crânio; Camundongos.
    ( 9 páginas 28 ref. 5 f.) Acta Cirúrgica Bras. - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F23 . 27 . 3 - 3 2012 - 1 E Inv.Cient.
    AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO, PUREZA E INTEGRIDADE DO DNA GENÔMICO EM DIFERENTES PROTOCOLOS DE COLETA DE CÉLULAS BUCAIS
    ZAMBUZZI, M. R. W. et al.
    Os avanços da Biologia Molecular em Odontologia impulsionam o desenvolvimento de protocolos de coleta de DNA não-invasivos e de baixo custo. Objetivou-se comparar o rendimento, qualidade e custo de 3 diferentes métodos de coleta de DNA de células bucais. Nove voluntários foram submetidos aos 3 métodos de coleta: (1º) fricção de 2 Escovas Citológicas na mucosa oral; (2º) Bochecho com 5mL de solução salina durante 1 minuto; (3º) coleta de 3mL de Saliva Não Estimulada.
    PALAVRAS CHAVE: Saliva; DNA; Reação em Cadeia da Polimerase; Polimorfismo Genético; Custos.
    ( 7 páginas 14 ref. 5 f.) Internat. Journal Dentistry - Ano: 2012
    Cod. C88 . 11 . 1 - 3 2012 - 4 D Inv.Cient.
    BONE MARROW MESENCHYMAL CELL ADHESION TO POLISHED AND NITRIDED TITANIUM SURFACES
    ALVES, L. B. et al.
    To evaluate the adhesion of mouse bone marrow mesenchymal cells (MBMMC) on different titanium surfaces. Grade II titanium discs (ASTM F86) received two different surface treatments: polished (S1) and cathodic cage plasma nitriding (S2). MBMMC were cultured on titanium discs in 24-well cell culture plates, at a density of 1 x 104 cells per well. After 24 h, the adhesion was evaluated using a hemocytometer.
    PALAVRAS CHAVE: Mesenchymal stem cells; Bone marrow; Titanium.
    ( 4 páginas 27 ref. 2 f.) Braz. J. Oral Sciences / Piracicaba - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. E35 . 10 . 4 - 12 2011 - 8 D Inv.Cient.
    CÉLULAS-TRONCO: CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS E ÉTICAS DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
    BEGNINI, D. et al.
    Este estudo analisou o discurso de enfermeiros docentes sobre a utilização de células-tronco embrionárias (CTE) nas pesquisas e em potenciais procedimentos terapêuticos, mediante investigação qualitativa exploratória envolvendo análise de discurso. A análise sugeriu que, apesar das bases conceituais sobre CTE serem relativamente corretas, as concepções sobre seu uso em contexto bioético foram fortemente baseadas em informações veiculadas pelos meios de comunicação.
    PALAVRAS CHAVE: Ética; Bioética; Células-tronco; Enfermagem.
    ( 14 páginas 20 ref. 0 f.) Rev. Bioética - Ano: 2011
    Cod. C83 . 19 . 3 - 12 2011 - 2 F Inv.Cient.
    CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO DENTAIS E PERIODONTAIS E SEU POTENCIAL PARA A REGENERAÇÃO TECIDUAL
    VASCONCELOS, R. G. et al.
    O objetivo desta revisão sistemática da literatura foi discutir a influência da criopreservação sobre células-tronco obtidas a partir de tecidos dentais e periodontais.
    PALAVRAS CHAVE: Dente; Células-tronco; Criopreservação; Técnicas de cultivo celular; Regeneração.
    ( 6 páginas 32 ref. 0 f.) Internat. Journal Dentistry - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. C88 . 10 . 4 - 12 2011 - 15 C Inv.Cient.
    A MULTICENTER FEASIBILITY STUDY OF CHRONIC GRAFT-VERSUS-HOST DISEASE ACCORDING TO THE NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH CRITERIA: EFFORTS TO ESTABLISH A BRAZIL-SEATTLE CONSORTIUM AS A PLATFORM FOR FUTURE COLLABORATION IN CLINICAL TRIALS
    VIGORITO, A. C. et al.
    The aim of this study is to present the results of a multicenter pilot study performed by the Brazil-Seattle chronic graft-versus-host disease consortium to determine the feasibility of using these criteria in five Brazilian centers.
    PALAVRAS CHAVE: Hematopoietic stem cell transplantation; Chronic graft versus host disease; NIH consensus.
    ( 7 páginas 35 ref. 7 f.) Rev. Bras. Hematol. Hemoter. - Ano: 2011 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. F10 . 33 . 4 - 8 2011 - 1 D Inv.Cient.