• FACILITE SUA PESQUISA: listar apenas DTCs sobre:

    Total de Documentos Técnico-Científicos Encontrados: 3643
    A - Trabalho ou Artigo Clínico, de Divulgação, Revisão de Literatura
    ODONTOLOGIA BASEADA EM MÍNIMA INTERVENÇÃO: TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO
    BASSI, J. C.
    Mínima intervenção (MI) é uma filosofia de cuidado profissional baseada na detecção precoce da doença cárie e na possibilidade de tratamento em níveis micromoleculares, com a chance de reparo da sequela da doença de forma menos invasiva.
    ( 2 páginas 5 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2013
    Cod. F02 . 3 . 27 - 4 2013 - 8 X Rev. Liter
    FATORES DETERMINANTES DE EXPERIÊNCIA DOLOROSA DURANTE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
    COSTA, R. S. M. et al.
    A dor frequentemente está associada com o cuidado com os dentes e vários fatores podem influenciar a sua percepção, sendo esse um processo complexo. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que a literatura científica tem condições de estabelecer como determinantes dessa experiência dolorosa.
    PALAVRAS CHAVE: Ansiedade ao tratamento odontológico; Assistência odontológica; Dor de dente; Medo ao tratamento odontológico; Odontalgia.
    ( 6 páginas 37 ref. 0 f.) Rev. Dor SBED - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. C44 . 13 . 4 - 12 2012 - 5 C Rev. Liter
    HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA CERVICAL: EM BUSCA DE UM TRATAMENTO EFICAZ
    TONETTO, M. R. et al.
    O conhecimento da etiologia de qualquer doença ou condição é primordial para um tratamento seguro e efetivo. Esta revisão da literatura tem por finalidade mostrar algumas opções para se tratar a hipersensibilidade dentinária (HSDC). A perda de esmalte e do cemento na região cervical e consequente exposição dos túbulos dentinários levam a uma condição dolorosa e de desconforto para o paciente, denominada de HSDC. Essa perda de estrutura dentária ocorre em virtude de formação de lesões cervicais por processos de recessão gengival, abrasão, erosão, abfração ou pela associação de dois ou mais fatores.
    PALAVRAS CHAVE: Sensibilidade da Dentina; Erosão Dentária; Dessensibilizantes Dentinários.
    ( 10 páginas 28 ref. 0 f.) Rev. Odont. Univ. Cidade São Paulo - Ano: 2012
    Cod. C67 . 24 . 3 - 12 2012 - 4 E Rev. Liter
    CAMPANHA SALVE SAÚDE
    Publicado na Odonto Magazine Vol. 02 nº 22 2012
    O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo é a mais nova instituição a aderir à campanha Salve Saúde, a ser lançada, oficialmente, no dia 04 dezembro, às 12h00, no Espaço da Corte, Brasília, DF, com o slogan O Futuro Promete. Chegue Bem Lá. O CROSP se junta à AMB - Associação Médica Brasileira, ao CFM - Conselho Federal de Medicina e a outras cerca de 100 sociedades de especialidades médicas, para incentivar a mudança de hábitos entre a população.
    ( 1 páginas 0 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2012
    Cod. F02 . 2 . 22 - 11 2012 - 1 X Rev. Liter
    AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE EM ODONTOLOGIA – PARTE II: PULSO E PRESSÃO ARTERIAL
    BAPTISTA NETO, C. et al.
    Dando continuidade ao artigo da edição anterior, abordarei a avaliação e interpretação do pulso e pressão arterial (PA) ainda no exame físico geral do paciente. Na prática odontológica é comum atendermos pacientes hipertensos assintomáticos que desconhecem sua condição, colocando o tratamento em risco. Eles o fazem na maioria das vezes sem intenção, pois acreditam que por não sentirem dor de cabeça, dores ou mal estar estão livres de doenças. O grande problema na hipertensão é o caráter assintomático da enfermidade, pois somente em alguns casos há queixa de cefaleia, mas é a exceção.
    ( 4 páginas 3 ref. 6 f.) Full Dentistry Science - Ano: 2012
    Cod. B81 . 3 . 12 - 9 2012 - 18 B Rev. Liter
    TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO MODIFICADO (ARTM)
    MASSARA, M. L. A. et al.
    A partir do momento em que uma abordagem inovadora é publicada, passa a ser de domínio público. Surgem questionamentos, reflexões, assimilações, novos estudos e, a partir deles, modificações podem ser realizadas quando se fizer necessária a sua adequação à realidade na qual será aplicada. Foi o que aconteceu com a proposta do Tratamento Restaurador Atraumático (ART), a partir de sua divulgação no Brasil.
    ( 4 páginas 17 ref. 0 f.) Pesq. Bras. Odontopediatria Clín. Integrada - Ano: 2012
    Cod. B31 . 12 . 3 - 9 2012 - 1 B Rev. Liter
    IMPORTÂNCIA DO ACABAMENTO E POLIMENTO DAS RESINAS COMPOSTAS NA ODONTOLOGIA ESTÉTICA
    AQUINO, R. D. F. et al.
    O objetivo deste trabalho foi efetuar uma revisão de literatura sobre a importância do acabamento e polimento das resinas compostas na Odontologia Estética.
    PALAVRAS CHAVE: Restaurações Estéticas; Acabamento; Polimento.
    ( 6 páginas 16 ref. 8 f.) Só Técnicas Estéticas - Ano: 2012
    Cod. C37 . 9 . 3 - 9 2012 - 1 C Rev. Liter
    ODONTOLOGIA COSMÉTICA
    NAVARRO, V.
    Pesquisas apontam que a grande maioria da comunicação humana é não verbal, e o sorriso representa muito dessa comunicação. Dentes brancos e bem cuidados são os grandes responsáveis por manter a autoconfiança em dia.
    ( 2 páginas 0 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2012
    Cod. F02 . 2 . 19 - 8 2012 - 3 X Rev. Liter
    INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE COR NA ODONTOLOGIA
    ANTUNES, L. A. et al.
    Objetivou-se identificar alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FOUPF) com DV, do tipo daltonismo, e treinar os sujeitos sem DV para determinação da cor em odontologia. Foi avaliada a capacidade visual dos sujeitos da pesquisa para determinação de cores usando os testes de Ishihara e Farnsworth 100 (I e F), e aplicado um método de ensino e treinamento de determinaçao de cores utilizando o Toothguide Training Box (TTB).
    PALAVRAS CHAVE: Cor; Educação; Odontologia.
    ( 6 páginas 22 ref. 10 f.) Rev. Fac. Odont. Univ. Passo Fundo - Ano: 2012
    Cod. E08 . 17 . 2 - 8 2012 - 9 C Rev. Liter
    AUMENTO DE COROA CLÍNICA PARA RESTABELECIMENTO DAS DISTÂNCIAS BIOLÓGICAS COM FINALIDADE RESTAURADORA – REVISÃO DA LITERATURA
    RISSATO, M. et al.
    Em situações clínicas nas quais se observam preparos com términos subgengivais, nem sempre se consegue realizar procedimentos restauradores condizentes com o desejado pelos padrões técnicos e biológicos. Para ser considerado satisfatório, todo o tratamento dentário deve obedecer a princípios mecânicos, estéticos e biológicos.
    PALAVRAS CHAVE: Espaço biológico; Osteotomia; Gengivectomia.
    ( 6 páginas 22 ref. 2 f.) Rev. Fac. Odont. Univ. Passo Fundo - Ano: 2012
    Cod. E08 . 17 . 2 - 8 2012 - 19 C Rev. Liter
    O SEGREDO PARA LIDAR COM PACIENTES COMPLICADOS
    CESAR JR., W. A. et al.
    Nestes 18 anos de dedicação integral a Odontologia, atendendo pacientes, dia após dia, observei que a maioria deles está cada vez mais exigente e sabe o que quer. Há outro grupo de pacientes, um pouco mais desafiador, que quer resultados e respostas rápidas para tudo e não tolera respostas superficiais.
    ( 2 páginas 0 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2012
    Cod. F02 . 2 . 17 - 6 2012 - 7 X Rev. Liter
    EM FOCO - FLÁVIO DOMINGUES DAS NEVES
    NEVES, F. D.
    Entrevista com Flávio Domingues das Neves, Graduação em Odontologia na UFU – 1987; Especialização em Prótese Dentária na UFU – 1989; Especialização em Implantodontia na USP-Bauru - 1994; Mestrado em Odontologia : Reabilitação Oral – USP- Ribeirão Preto -1996; Doutorado em Odontologia : Reabilitação Oral – USP-Ribeirão Preto -2000; Estágio Técnico Científico em tecnologia CAD-CAM na Dental School- Chapell Hill- North Carolina-USA - 2012.
    ( 4 páginas 0 ref. 0 f.) Jornal do ILAPEO - Ano: 2012
    Cod. B72 . 6 . 2 - 6 2012 - 1 B Rev. Liter
    MÉTODOS DE DETECÇÃO DE CÁRIE
    SOARES, G. G. et al.
    Os métodos de detecção mais utilizados são os convencionais, porém a associação dos métodos proporciona melhores resultados ao exame clínico tradicional isolado. Este estudo teve como propósito a revisão de literatura sobre os métodos de detecção da doença cárie disponíveis atualmente, baseados nos métodos radiográficos, fluorescência a laser e corrente elétrica.
    PALAVRAS CHAVE: Cárie dentária; Métodos; Detecção.
    ( 6 páginas 30 ref. 5 f.) Rev. Bras. Odont. - Ano: 2012
    Cod. A02 . 69 . 1 - 6 2012 - 23 C Rev. Liter
    AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE EM ODONTOLOGIA — PARTE 1
    BAPTISTA NETO, C.
    O objetivo neste artigo é orientar e melhorar a observação clínica em nossos exames físicos através de uma metodologia, bem como aprender a constatar alterações a serem valorizadas e interpretadas (propedêutica clínica).
    ( 5 páginas 3 ref. 15 f.) Full Dentistry Science - Ano: 2012
    Cod. B81 . 3 . 11 - 6 2012 - 16 C Rev. Liter
    RESTAURAÇÃO ESTÉTICA EM RESINA COMPOSTA
    GALLITO, M. A. et al.
    Estudo de caso relata o trabalho de remoção de amálgama com material específico e processo completo de restauração. Paciente, sexo feminino, procurou a Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da UFF, com uma restauração de Amálgama de prata tipo Classe II insatisfatória, com deflexão marginal, comprometimento estético e suscetibilidade à infiltração marginal. (Figuras 1, 2 e 3). De acordo com o exame clínico e radiográfico (figura 4), foi constatada a necessidade de substituição da restauração. Para iniciar o procedimento, o isolamento absoluto do campo operatório foi executado.
    ( 2 páginas 0 ref. 15 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2012
    Cod. C87 . 44 . 44 - 4 2012 - 3 X Rev. Liter
    LA PRÁCTICA RESTAURATIVA ATRAUMÁTICA: UNA ALTERNATIVA DENTAL BIEN RECIBIDA POR LOS NIÑOS
    AGUILAR, A. A. A. et al.
    El presente estudio se propuso comparar la práctica restaurativa atraumática (PRAT) con el método tradicional (MT) rotacional, con el objetivo de determinar en ambos casos el tiempo total del procedimiento, el costo, la presencia de dolor y el comportamiento en pacientes pediátricos de Perú. De los 30 niños y niñas seleccionados para el estudio, la mitad fueron sometidos a la PRAT y restauración con cemento de ionómero de vidrio y la otra mitad fueron tratados con el MT y restauración con amalgama. - TEXTO EM ESPANHOL -
    PALAVRAS CHAVE: Salud del niño; Odontología pediátrica; Cemento dental; Caries dental; amálgama dental; Perú.
    ( 5 páginas 21 ref. 2 f.) Rev. Panam. Salud Pública - Ano: 2012
    Cod. F20 . 31 . 2 - 4 2012 - 2 C Rev. Liter
    CLINICAL STRATEGIES FOR ESTHETIC EXCELLENCE IN ANTERIOR TOOTH RESTORATIONS: UNDERSTANDING COLOR AND COMPOSITE RESIN SELECTION
    NAHSAN, F. P. S. et al.
    Direct composite resin restorations have become a viable alternative for patients that require anterior restorative procedures to be integrated to the other teeth that compose the smile, especially for presenting satisfactory esthetic results and minimum wear of the dental structure. Technological evolution along with a better understanding of the behavior of dental tissues to light incidence has allowed the development of new composite resins with better mechanical and optical properties, making possible a more artistic approach for anterior restorations.
    PALAVRAS CHAVE: Composite resins; Dental esthetics; Color.
    ( 6 páginas 17 ref. 11 f.) J. Applied Oral Science / FOB - Ano: 2012 - TEXTO EM INGLÊS
    Cod. C34 . 20 . 2 - 4 2012 - 4 C Rev. Liter
    LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS: UM PANORAMA ATUAL
    XAVIER, A. F. C. et al.
    A perda progressiva da estrutura dentária associada à ocorrência de lesões cervicais não cariosas tem-se mostrado um problema cada vez mais frequente na prática odontológica contemporânea, uma vez que o aumento da expectativa de vida tem favorecido a manutenção da dentição natural. Dessa forma, o número de pessoas que expõem seus dentes por um maior período de tempo aos múltiplos fatores etiológicos relacionados à perda progressiva e não cariosa das estruturas dentais também tem aumentado, fato que pode resultar em complicações estéticas e funcionais.
    PALAVRAS CHAVE: Erosão dentária; Abrasão dentária; Desgaste dos dentes; Dentística operatória.
    ( 10 páginas 54 ref. 0 f.) Rev. Odont. Univ. Cidade São Paulo - Ano: 2012
    Cod. C67 . 24 . 1 - 4 2012 - 8 E Rev. Liter
    MÉTODOS QUÍMICO-MECÂNICOS PARA A REMOÇÃO DO TECIDO CARIADO
    LOPES, M. C. et al.
    Há algumas décadas, o tratamento da cárie preconizava a remoção dos tecidos cariados baseados em princípios de extensão para prevenção por meio de instrumentos rotatórios de corte e desgaste. Atualmente, novos materiais foram introduzidos no mercado com a utilização de produtos a base de aminoácidos com hidróxido de sódio ou papaína, os quais são indicados para remoção química - mecânica da cárie sem a necessidade de anestesia e equipamentos rotatórios.
    PALAVRAS CHAVE: Cárie dentária; Restauração dentária permanente; Papaína.
    ( 6 páginas 33 ref. 4 f.) Arq. em Odont. / Fac. Odont. UFMG - Ano: 2012
    Cod. C11 . 48 . 1 - 3 2012 - 8 C Rev. Liter
    TRATAMENTO RESTAURADOR INTEGRADO
    ISHIKIRIAMA, S. K. et al.
    O padrão estético atual consiste em dentes brancos, alinhados e harmonizados com as estruturas periodontais e faciais. Por isso, o sucesso de uma restauração, principalmente nos dentes na região anterior, não é mais determinado apenas pela qualidade da restauração em si, mas por todo seu envolvimento com outros dentes e tecido gengival.
    ( 8 páginas 2 ref. 37 f.) Full Dentistry Science - Ano: 2012
    Cod. B81 . 3 . 10 - 3 2012 - 9 D Rev. Liter
    CONTENÇÃO FÍSICA NA ODONTOLOGIA
    NAVARRO, V. et al.
    Considerado um tema delicado dentro do âmbito odontológico, a contenção física é abordada de maneira simples e objetiva nesta entrevista com o Dr. José Reynaldo Figueiredo, especialista em Odontologia para pacientes com necessidades especiais.
    ( 2 páginas 0 ref. 2 f.) Odonto Magazine - Ano: 2012
    Cod. F02 . 2 . 14 - 3 2012 - 4 X Rev. Liter
    RECOMENDAÇÃO - SISTEMA DE NOTAÇÃO DENTÁRIA
    Publicado na Revista OMD Vol. 04 nº 12 2012
    Determina o nº3 do artigo 20º do Código Deontológico no âmbito dos deveres do Médico Dentista para com os doentes a obrigação de abertura de um ficheiro clínico devidamente actualizado, onde devem constar a identificação do médico dentista que realizou o tratamento, os dados pessoais do doente, o seu passado médico e dentário, observações clínicas, diagnósticos e tratamentos.
    ( 1 páginas 0 ref. 1 f.) Rev. de OMD - Ordem Médicos Dentistas - Ano: 2012
    Cod. E84 . 4 . 12 - 3 2012 - 9 X Rev. Liter
    A ESTÉTICA DO HÁLITO
    VIEIRA, C. N. et al.
    Uma visão diferenciada da estética bucal, destinada à estrutura e preocupações direcionadas ao hálito, um fator preponderante ao sorriso estético e integralmente perfeito. Nos últimos anos a estética dental tem sido amplamente abordada e difundida no meio clínico e, consequentemente, junto à população. Nos encontros acadêmicos a oferta e busca incessantes pelos profissionais por cursos que demonstrem novos procedimentos estéticos e indiquem materiais de ponta, traça um novo perfil da odontologia.
    ( 3 páginas 21 ref. 2 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2012
    Cod. C87 . 41 . 41 - 1 2012 - 4 B Rev. Liter
    O EMPREGO DA TÉCNICA ASSOCIADA EM CLAREAMENTO DENTAL: O QUE DIZEM OS EXPERTS?
    MATHIAS, P. et al.
    Atualmente podemos classificar as técnicas tradicionais de clareamento dental em duas categorias: ambulatorial ou domiciliar. Estas técnicas, quando bem indicadas e executadas, trazem resultados satisfatórios com segurança ao paciente. Atualmente, alguns autores vêm preconizando o uso da chamada técnica de clareamento associada para resolução de determinados casos. Esta técnica combina sessões de clareamento em consultório com o uso domiciliar em moldeiras. A técnica demonstra diversos benefícios e vem se tornando mais popular a cada dia.
    ( 4 páginas 0 ref. 4 f.) FGM News - Ano: 2012
    Cod. B70 . 14 . 14 - 1 2012 - 1 B Rev. Liter
    A ARTE DE DESENVOLVER SORRISOS
    Publicado na FGM News nº 14 2012
    Muito além de reconstruir estrutura dental e restabelecer a saúde bucal, o trabalho do cirurgião-dentista tem um papel muito importante para o paciente. Muitas vezes um trabalho bem executado impacta na melhoria da auto-estima dos pacientes, o que interfere positivamente na sua vida pessoal e profissional. Um sorriso bonito e saudável é o cartão de visitas de uma pessoa. Mais do que uma teoria social, este é um fato comprovado por números.
    ( 4 páginas 0 ref. 3 f.) FGM News - Ano: 2012
    Cod. B70 . 14 . 14 - 1 2012 - 8 B Rev. Liter
    LASER DE CO2 NO CONTROLE DA DESMINERALIZAÇÃO DO ESMALTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA
    SCATOLIN, R. S. et al.
    Frente à dificuldade de controlar processos de desmineralização do esmalte, novas tecnologias vêm sendo estudadas como o emprego da irradiação com laser de CO2. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão de literatura crítica do laser de CO2 no controle da desmineralização do esmalte, abordando seu mecanismo de ação em esmalte, parâmetros de utilização para a estrutura dental e sua associação a agentes fluoretados.
    PALAVRAS CHAVE: Desmineralização; Flúor; Lasers de CO2.
    ( 4 páginas 31 ref. 2 f.) Rev. Bras. Odont. - Ano: 2011
    Cod. A02 . 68 . 2 - 12 2011 - 11 B Rev. Liter
    CLAREAMENTO ENDÓGENO E EXÓGENO
    BARREIROS, I. D. et al.
    O clareamento dental é forma mais conservadora para restituir a cor da estrutura dental escurecida. Os materiais e técnicas utilizados hoje em dia não usam mais o calor como acelerador da reação do clareamento, e sim produtos que em contato com a estrutura dental já começam a reagir, ou ainda, produtos que com a simples aplicação de luz fria iniciam a ação de clareamento.
    PALAVRAS CHAVE: Clareamento dental; Estética.
    ( 3 páginas 2 ref. 4 f.) Arq. em Odont. / Fac. Odont. UFMG - Ano: 2011
    Cod. C11 . 47 . Supl.2 - 12 2011 - 29 B Rev. Liter
    CLAREAMENTO DENTAL
    SOSSAI, N. et al.
    O clareamento dental já é utilizado há bastante tempo na Odontologia e atualmente é um dos tratamentos odontológicos mais solicitados para obtenção de um sorriso mais estético. Classificado em clareamento caseiro e/ou de consultório, ambas as técnicas são motivo de polêmica quanto aos seus benefícios, riscos, limitações e efeito clareador, bem como sobre qual é a melhor técnica existente para a promoção de um clareamento dental eficaz e seguro.
    PALAVRAS CHAVE: Clareamento Dental; Sorriso Branco; Estética Dentária.
    ( 12 páginas 27 ref. 0 f.) Rev. Saúde e Pesquisa - Ano: 2011
    Cod. C92 . 4 . 3 - 12 2011 - 1 F Rev. Liter
    A ESTÉTICA DO SORRISO: MAIS DO QUE SIMPLESMENTE BELEZA
    LEWGOY, H. R. et al.
    Com a globalização e o fenômeno da Internet, as informações e os avanços cientícos estão sendo transmitidos quase que de forma instantânea. Assim, cada vez mais as pessoas de todo o planeta estão adquirindo hábitos muito parecidos, além de terem os mesmos desejos e anseios. Neste contexto, os padrões de beleza em todo o mundo vêm se equiparando e indicam como uma condição primordial para um indivíduo ser considerado belo a presença de um sorriso bonito.
    ( 2 páginas 0 ref. 2 f.) Odonto Magazine - Ano: 2011
    Cod. F02 . 1 . 11 - 12 2011 - 6 A Rev. Liter
    VISAGISMO NA CONSTRUÇÃO DO SORRISO ESTETICAMENTE IDEAL
    PAOLUCCI, B.
    Uma especialidade visada pelos profissionais que permite o desenho do sorriso e a satisfação completa dos pacientes. O entrevistado desta edição da Revista Dentistry, para falar do trabalho que desenvolve em seu consultório e demais atividades que exerce em sua profissão, é o Dr Bráulio Paolucci, graduado em Odontologia pela Escola Federal de Odontologia de Alfenas; especialista em Implantodontia e Master in Implantology and Oral Reabilitation pela European School of Implantology and Biomaterials.
    ( 2 páginas 0 ref. 12 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2011
    Cod. C87 . 40 . 40 - 12 2011 - 8 X Rev. Liter
    TÉCNICAS DE ISOLAMENTO ABSOLUTO EM DENTES COM ESTRUTURA REMANESCENTE MÍNIMA: REVISÃO DE LITERATURA
    SILVA, F. R. et al.
    Este trabalho realiza uma revisão na literatura com o objetivo de apresentar e discutir as principais técnicas que podem ser utilizadas para isolamento absoluto em caso de dentes com estrutura remanescente mínima. Assim, foram descritas várias técnicas de isolamento absoluto, observando-se que as mais citadas na literatura são as cirurgias periodontais.
    PALAVRAS CHAVE: Coroa dental; Periodonto; Dique de borracha; Gengivectomia; Extrusão ortodôntica.
    ( 9 páginas 33 ref. 4 f.) Publicatio Univ. Est. Ponta Grossa - PR - Ano: 2011
    Cod. E28 . 17 . 2 - 12 2011 - 3 E Rev. Liter
    TRATAMENTO ODONTOLÓGICO AO NASCER - REDE CEGONHA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, GARANTE SAÚDE BUCAL DE MAMÃES E BEBÊS, DESDE O PRÉ-NATAL AO NASCIMENTO ATÉ OS PRIMEIROS DOIS ANOS APÓS O PARTO
    Publicado na Dentistry Brasil nº 39 2011
    Lançado em março deste ano, a Rede Cegonha, assegura às mamães e aos bebês atendimento adequado de saúde em todos os setores, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. Composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as medidas previstas na Rede Cegonha – coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos Estados e Municípios, que devem aderir às medidas – abrangem a assistência obstétrica – com foco na gravidez, no parto e pós-parto como também a assistência infantil.
    ( 2 páginas 0 ref. 2 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2011
    Cod. C87 . 39 . 39 - 11 2011 - 7 X Rev. Liter
    PRODUZINDO SORRISOS ESTETICAMENTE PERFEITOS
    Publicado na Dentistry Brasil nº 37 2011
    A entrevista desta edição da Dentistry Brasil foi realizada com um dos profissionais mais experientes em prótese dentária paulista e brasileira, Luiz Sigenobu Kiyan, que está há mais de 40 anos no mercado, colaborando com o reconhecimento e evolução das atividades realizadas no setor e para o mesmo.
    ( 2 páginas 0 ref. 5 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2011
    Cod. C87 . 37 . 37 - 9 2011 - 1 A Rev. Liter
    REMOÇÃO QUÍMICA E MECÂNICA DA CÁRIE
    BUSSADORI, S. K. et al.
    A remoção química e mecânica da cárie é uma técnica minimamente invasiva para remoção do tecido cariado, na qual se utilizam instrumentos não cortantes associados a agentes que amolecem quimicamente a dentina infectada, facilitando sua remoção e assegurando ao paciente um maior conforto quando comparado ao método convencional (uso de alta rotação). Como não há estímulos cortantes, não há a necessidade do uso de anestesia.
    ( 2 páginas 0 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2011
    Cod. F02 . 1 . 8 - 9 2011 - 9 X Rev. Liter
    MICRODUREZA E RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO ESMALTE SUBMETIDO AO CLAREAMENTO – UMA REVISÃO DE LITERATURA
    BOAVENTURA, J. M. C. et al.
    A importância crescente da estética na Odontologia para os pacientes e consumidores levou a constante elevação no número de produtos e procedimentos para facilitar a confecção do clareamento dental. Concomitantemente, houve aumento repentino no número de pesquisas e publicações, in vitro e in vivo, a respeito das suas possíveis reações adversas.
    PALAVRAS CHAVE: Dureza; Clareamento dental; Peróxido de hidrogênio; Erosão dentária.
    ( 9 páginas 46 ref. 0 f.) Rev. Odont. Univ. Cidade São Paulo - Ano: 2011
    Cod. C67 . 23 . 2 - 8 2011 - 7 E Rev. Liter
    IATROGENIAS MAIS FREQUENTES EM DENTÍSTICA: POR QUE NÃO EVITÁ-LAS?
    BOTELHO, A. M. et al.
    Iatrogenias consistem em erros causados pelo profissional ao paciente, na tentativa de sanar um problema, podendo ocasionar, na maioria das vezes, o desencadeamento de processos patogênicos. Assim sendo, o presente trabalho apresenta como propósito abordar, a partir de uma revisão bibliográfica, os fatores iatrogênicos mais comuns em Dentística, decorrentes de procedimentos clínicos restauradores; os danos causados pelos mesmos na cavidade bucal; bem como a maneira mais apropriada de evitá-los.
    PALAVRAS CHAVE: Doença iatrogênica; Falha de restauração dentária; Traumatismo dentário.
    ( 6 páginas 14 ref. 19 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2011
    Cod. A05 . 59 . Supl. - 6 2011 - 3 C Rev. Liter
    ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA EROSÃO DENTAL
    MESSIAS, D. C. F. et al.
    Devido ao aumento da incidência e prevalência da erosão dental, torna-se importante abordar e discutir sua etiopatogenia e tratamento. Para preservar ao máximo a estrutura dental, é essencial que o profissional da área odontológica esteja apto para detectar os fatores e os comportamentos de risco, diagnosticar as lesões em estágios iniciais e instituir estratégias preventivas contra a formação de novas lesões e de controle da progressão daquelas já presentes.
    PALAVRAS CHAVE: Erosão dentária; Odontologia preventiva; Prevenção & controle.
    ( 7 páginas 48 ref. 5 f.) Rev. Gaúcha Odont. - Ano: 2011
    Cod. A05 . 59 . Supl. - 6 2011 - 8 D Rev. Liter
    EM FOCO - DR. ABDI SAMENI & EQUIPE
    Publicado no Jornal do ILAPEO Vol. 05 nº 02 2011
    O Dr. Abdi Sameni é Professor de Odontologia, graduado na Escola de Odontologia da University of Southern Califórnia (USC) da turma de 1991. Ele é membro da equipe clínica da USC desde 1998. Ele atualmente trabalha como membro sênior para estética seletiva, que enfatiza a vertente biomimética para os tratamentos estéticos e restaurativos.
    ( 3 páginas 0 ref. 1 f.) Jornal do ILAPEO - Ano: 2011
    Cod. B72 . 5 . 2 - 6 2011 - 1 B Rev. Liter
    HÁ LIMITES NA CONCEPCÇÃO DE UM BELO SORRISO?
    FRANÇA, S..
    A Odontologia em si procura não separar a funcionalidade bucal dos aspectos estéticos. Contudo, nem sempre este conceito é entendido pelos pacientes. Neste sentido, é importante estabelecer um limite para os procedimentos. Mas, qual é este limite?
    ( 4 páginas 0 ref. 6 f.) Rev. APCD - Ano: 2011
    Cod. A01 . 65 . 3 - 6 2011 - 1 B Rev. Liter
    CHICLETES: VILÕES OU MOCINHOS?
    VOLPATO, L. E. R. et al.
    Os autores respondem as seguintes perguntas sobre o chicletes: Chicletes fazem mal aos dentes? Então quer dizer que eles fazem bem? O que é o xilitol? O que é o Recaldent™? Como ele age? Então não há restrições para o uso de chicletes?
    ( 1 páginas 0 ref. 1 f.) Rev. APCD - Ano: 2011
    Cod. A01 . 65 . 3 - 6 2011 - 5 X Rev. Liter
    OPÇÕES DE PREPARO PARA LAMINADOS CERÂMICOS: QUAIS, QUANDO, COMO E POR QUÊ?
    HOUAT, M. P. et al.
    Os novos conceitos da Odontologia preconizam um tratamento mais conservador, que devolva estética e função. Entre as possibilidades restauradoras disponíveis, os laminados cerâmicos estão alcançando um alto nível de excelência por se encaixarem nesses novos padrões da Odontologia Moderna.
    PALAVRAS CHAVE: Laminados Cerâmicos; Estética; Dentística Operatória.
    ( 5 páginas 20 ref. 5 f.) Rev. Paul. Odont. - Ano: 2011
    Cod. A03 . 33 . 2 - 6 2011 - 5 C Rev. Liter
    HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA: POSSÍVEIS CAUSAS E TRATAMENTO
    ACCETTA, D. F. et al.
    A hipersensibilidade dentinária possui ocorrência muito freqüente na clínica odontológica. Muitas vezes ela constitui a queixa principal do paciente. Esta manifestação de dor dentinária pode ser caracterizada por ser aguda, de instalação rápida e de curta duração, que desaparece logo após a remoção do estímulo térmico, mecânico ou químico, e implica na exposição da dentina ao meio exterior, devida a perda de estrutura dentária na região cervical ou pela desnudação da superfície radicular (GOMES; BEATRICE, 2000).
    PALAVRAS CHAVE: Sensibilidade dentinária; Dor; Etiologia; Tratamento.
    ( 5 páginas 9 ref. 0 f.) Rev. Fluminense Odont. / UFF - Ano: 2011
    Cod. E26 . 17 . 35 - 6 2011 - 10 C Rev. Liter
    NOVAS TECNOLOGIAS NA ABORDAGEM DA SENSIBILIDADE DENTINÁRIA I – MATERIAIS DE AUTO APLICAÇÃO
    MONNERAT, A. F. et al.
    Ao longo dos anos, a sensibilidade dentinária vem se tornando cada vez mais comum na clínica diária. Muito tem se estudado e novas tecnologias são desenvolvidas a cada dia. O objetivo deste trabalho é analisar, através de uma revista da literatura, as substâncias dessensibilizantes aplicadas pelo próprio paciente mais divulgadas comercialmente, de modo que o leitor possa compreender o funcionamento de cada uma e fazer a melhor escolha na indicação a seus pacientes.
    PALAVRAS CHAVE: Sensibilidade da Dentina; Hipersensibilidade da Dentina; Dessensibilizantes Dentinários; Agentes Dessensibilizantes Dentinários.
    ( 6 páginas 33 ref. 1 f.) Rev. Científica CRO-RJ - Ano: 2011
    Cod. D29 . 2 . 2 - 6 2011 - 6 C Rev. Liter
    EROSÃO DENTAL NA INFÂNCIA E SUA ASSOCIAÇÃO COM O REFLUXO GASTROESOFÁGICO
    ROCHA, C. T. et al.
    Este trabalho discutiu, por meio de uma revisão de literatura, conhecimentos sobre a etiopatogenia e o diagnóstico do refluxo gastroesofágico e as evidências científicas acerca de sua associação com a erosão dental na infância. Foram apresentadas também algumas estratégias para a prevenção e o controle dessas lesões.
    PALAVRAS CHAVE: Erosão dentária; Criança; Refluxo gastroesofágico.
    ( 6 páginas 40 ref. 0 f.) Pesq. Bras. Odontopediatria Clín. Integrada - Ano: 2011
    Cod. B31 . 11 . 2 - 6 2011 - 19 C Rev. Liter
    A VEZ DA ODONTOLOGIA ESTÉTICA
    NAVARRO, V..
    O sorriso é, sem dúvida alguma, o nosso cartão de visitas. Dentes bem cuidados, brancos e limpos são peças essenciais para a promoção da saúde bucal.
    ( 6 páginas 0 ref. 12 f.) Odonto Magazine - Ano: 2011
    Cod. F02 . 1 . 4 - 5 2011 - 9 C Rev. Liter
    LASER DIODO CIRÚRGICO EM ODONTOLOGIA ESTÉTICA
    MARGRAF, M. T. et al.
    O diferente laser de diodo de alta intensidade emite luz no espectro entre 800 a 1000 nm (nanômetros) que compreende o comprimento de onda infravermelho. O meio ativo desses equipamentos é um sólido GaAlAs (Arseneto de Galio Alumínio). O uso do laser em cada região bucal, os modernos equipamentos que operam tanto no modo contínuo como no pulsado.
    ( 3 páginas 5 ref. 13 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2011
    Cod. C87 . 31 . 31 - 3 2011 - 5 B Rev. Liter
    QUEM É QUEM NA ODONTOLOGIA - DR. ALUIZIO CANTO
    Publicado na Só Técnicas Estéticas Vol. 08 nº 01 2011
    Graduado em Biomedicina e em Odontologia pela Faculdade Santo Amaro (OSEC) e gerente da Lumident. É um prazer para nós, recebermos em nossa revista um amigo e um profissional tão destacado no mercado odontológico.
    ( 2 páginas 0 ref. 1 f.) Só Técnicas Estéticas - Ano: 2011
    Cod. C37 . 8 . 1 - 3 2011 - 5 X Rev. Liter
    A HARMONIA DE UM SORRISO PERFEITO
    SENDYK, C. L. et al.
    A beleza é uma manifestação da perfeição e objeto de desejo de todos. Enquanto a beleza não pode ser medida, a harmonia - o que é mais frequentemente associada com a beleza - pode ser expressa em uma série de características específicas.
    ( 1 páginas 0 ref. 1 f.) Odonto Magazine - Ano: 2011
    Cod. F02 . 1 . 2 - 3 2011 - 7 X Rev. Liter
    A APLICABILIDADE E A EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO ESTÉTICO
    Publicado em Dentistry Brasil nº 30 2011
    A entrevista com o especialista em dentística restauradora, Dr. Ronaldo Hirata, apresenta o histórico da técnica, assim como a evolução do tratamento estético no Brasil.
    ( 2 páginas 0 ref. 3 f.) Dentistry Brasil - Ano: 2011
    Cod. C87 . 30 . 30 - 2 2011 - 1 X Rev. Liter
    EROSÃO DENTÁRIA EXIGE DIAGNÓSTICO CUIDADOSO PARA TRATAMENTO EFICAZ
    FRANÇA, S..
    Mudanças de comportamento e novos hábitos alimentares incorporados pela sociedade moderna contribuem para o aparecimento de problemas que acometem a cavidade bucal. A erosão dentária é um exemplo e, por isso, ela passa a ser mais estudada e aumenta a preocupação com o diagnóstico inicial.
    ( 5 páginas 0 ref. 9 f.) Rev. APCD - Ano: 2011
    Cod. A01 . 65 . 1 - 2 2011 - 1 C Rev. Liter